terça-feira, 6 de março de 2012

AVANÇAM POLÍTICAS DE VALORIZAÇÃO DA MULHER


GOVERNO AVANÇA NAS POLÍTICAS DE VALORIZAÇÃO DA MULHER, diz Presidenta Dilma

“Na semana em que é comemorado o ‘Dia Internacional da Mulher’, a presidenta Dilma Rousseff anunciou que, a partir de abril, as gestantes vão receber R$ 50 para pagar a passagem de ônibus e não perder as consultas do pré-natal no SUS. A iniciativa faz parte da “Rede Cegonha”, que já oferece tratamento humanizado para mais de 900 mil grávidas. No programa “Café com a Presidenta” transmitido ontem (5), Dilma Rousseff informou o objetivo de 1,7 mil municípios de 23 estados contarem com o atendimento da “Rede Cegonha”.

A mortalidade materna está ligada, na maioria das vezes, a complicações causadas por hipertensão, diabetes, hemorragias e infecções. Todas essas são doenças que podem ser tratadas e controladas com um pré-natal bem feito”, explicou a presidenta, citando a queda de 19% na mortalidade materna registrada no primeiro semestre de 2011 em relação a 2010.

A presidenta lembrou, ainda, as ações de prevenção e combate ao câncer, como a realização de 11,3 milhões de exames preventivos contra o câncer de colo de útero, no SUS, no ano passado.

Também, foram feitas mais de 3,4 milhões mamografias –aumento de 13% nesse tipo de exame em relação ao ano de 2010. É algo muito significativo.

Para a presidenta Dilma, o caminho para a conquista dos direitos das mulheres é longo, mas o governo reconhece o papel imprescindível e crescente das mulheres na sociedade. Ela alertou, ainda, que não pode ser ignorada a realidade de violência a que ainda são submetidas muitas brasileiras. E ressaltou que um país que respeita suas mulheres constroi uma nação desenvolvida.

Vamos continuar fortalecendo políticas de valorização da mulher, de afirmação da mulher. Políticas que aumentem as oportunidades de acesso ao emprego, com melhor capacitação profissional, buscando superar grande desigualdade que existe em nosso país, que é o fato de a mulher trabalhar o mesmo trabalho que o homem e ganhar menos. Eu tenho convicção que o século XXI é o século das mulheres. Não para as mulheres serem, de certa forma, contra os homens, mas para as mulheres terem participação na vida social, política, econômica e cultural do país ao lado dos homens, tendo o respeito dos homens.”

FONTE: blog do Planalto  (http://blog.planalto.gov.br/governo-avanca-nas-politicas-de-valorizacao-da-mulher-diz-presidenta-dilma/).

Nenhum comentário: