sábado, 9 de junho de 2012

LULA NO RIO ABRE O 1º TÚNEL PARA POBRE

Viagem inaugural atrasou, aproximadamente, duas horas
"Saiu no portal "R7":

EX-PRESIDENTE LULA INAUGURA TRANSOESTE OVACIONADO PELOS OPERÁRIOS DA OBRA

"O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou na quarta-feira (6) da inauguração do “BRT Transoeste”, que vai ligar Santa Cruz à Barra da Tijuca, na zona oeste do Rio de Janeiro. Houve atraso de, ao menos, duas horas na viagem inaugural do novo sistema. A chuva forte que atingiu a cidade complicou o trânsito na região.

Ele foi ovacionado diversas vezes pelas centenas de pessoas, muitas delas operários que trabalham nas obras, que participaram da inauguração o túnel da Grota Funda que recebeu o nome do ex-vice José Alencar, e andou no novo ônibus articulado, que vai ligar Santa Cruz à Barra da Tijuca.

- “Hoje eu tenho a convicção de que o Rio de Janeiro está vivendo o que nunca viveu antes”.

Segundo Lula, a parceria entre os governos federal, estadual e municipal contribuiu para o Rio ser eleito como sede da Olimpíada de 2016. O ex-presidente também criticou aqueles a quem chamou de pessimistas e alfinetou a seleção brasileira de futebol.

-“Eu gostaria de dizer uma coisa aos pessimistas, que ficam dizendo que a Copa do Mundo vai ser um fracasso: a única coisa que não temos pronta é a seleção. O Mano [técnico da seleção] está passando por dificuldades. A gente só precisa tomar cuidado porque, se a seleção não chegar à final, não vai jogar no Maracanã. Como eu sou otimista, acredito que o Brasil vai jogar no Maracanã. De resto, tudo vai estar pronto. Não há espaço para pessimismo neste país”.

SISTEMA

Com 56 km, o corredor vai beneficiar 120 mil pessoas por dia com a redução em uma hora do tempo de viagem, segundo previsão da prefeitura. Essa é a primeira fase do projeto e servirá para adaptação dos usuários.

Nessa etapa, serão abertas nove estações com 11 veículos, entre Pingo D’água e Alvorada. O serviço funcionará fora dos horários de pico, ou seja, somente entre 10h e 15h, de domingo a segunda-feira.

BRT VAI TIRAR DE CIRCULAÇÃO 26 LINHAS

O BRT vai tirar de circulação 26 linhas convencionais. Mas, segundo o secretário municipal de Transportes do Rio, Alexandre Sansão, não há prazo definido para os ônibus convencionais pararem de circular.

— “Os ônibus permanecerão circulando até que todo o sistema seja implantado. A nossa estratégia é manter esse serviço até que ele não seja mais necessário, até que as pessoas estejam adaptadas ao BRT.

O prefeito Eduardo Paes fez questão de frisar que o corredor expresso só estará funcionando completamente em dois meses e que essa primeira fase é período de adaptação.

— “O processo será implementado aos poucos para que o usuário entenda como funciona o BRT. Por isso, faremos o trabalho de forma gradual, para que tudo seja feito com muita segurança.”

Saiu também no jornal “O Dia”:

“O ex-presidente Lula ignorou as recomendações médicas para não discursar — ele se recupera de um câncer na laringe — e falou por mais de 10 minutos ao visitar ontem o Transoeste. Foi aplaudido e defendeu a reeleição do prefeito do Rio. Disse que valeu a pena ter pedido votos para Eduardo Paes e que pedirá novamente, com muito mais “convicção”.

Paes contou ter pressionado a construtora para que a obra, prevista para dezembro, ficasse pronta em tempo recorde. E riu ao afirmar que muitas pessoas diriam que a ‘pressa’ tem motivos eleitorais. “Quem me elegeu foi o povo da Zona Oeste. Vou governar para todos, principalmente os pobres”, afirmou Paes. O governador Sérgio Cabral prometeu Unidades de Pacificação (UPP) em toda a Zona Oeste e trens novos em todo o ramal Deodoro da SuperVia até setembro.

Lula recorreu ao humor para falar do BRT e do túnel da Grota Funda: “Tem gente que pensa que pobre só gosta de pé de frango. Mas gosta de peito de frango também”.

O PSDB deverá entrar com representação na Justiça contra Lula e Paes por crime eleitoral. Segundo o deputado Otávio Leite, candidato a prefeito, houve “propaganda eleitoral explícita” e ‘afronta à democracia’.”

Vídeo insttitucional obtido no blog “Os amigos do Presidente Lula”  (http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com.br/2012/06/lula-na-inauguracao-do-onibus-ligeirao.html#more):



FONTE: portal "Conversa Afiada"  (http://www.conversaafiada.com.br/politica/2012/06/07/lula-no-rio-abre-o-1%c2%ba-tunel-para-pobre/).

Nenhum comentário: