quarta-feira, 6 de junho de 2012

DILMA FALA SOBRE SUS, “LUZ PARA TODOS” E “CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS”


GOVERNO TRABALHA PARA GARANTIR ATENDIMENTO DE QUALIDADE AOS USUÁRIOS DO SUS, afirma Dilma

“A presidenta Dilma Rousseff afirmou ontem, terça-feira (5), que o governo trabalha para garantir atendimento de qualidade a todos os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Na coluna “Conversa com a Presidenta”, Dilma respondeu ao artífice Aluízio Ferreira de Araujo, morador do Rio de Janeiro (RJ), sobre o atendimento na rede pública. Entre as iniciativas do governo, Dilma citou o programa de atendimento domiciliar, o “Melhor em Casa”, lançado em 2011, que reduz a lotação dos hospitais e dá atendimento mais humanizado, com o paciente junto à família.

E, desde janeiro, enviamos a Carta SUS aos pacientes, para saber como ele foi tratado durante a internação. Criamos também as “Unidades de Pronto Atendimento” (UPAs 24 Horas), que podem resolver 97% dos casos que recebem. São exemplos do esforço permanente para melhorar a saúde no Brasil, e que terá continuidade”.

LUZ PARA TODOS

O lavrador Afonso Miranda de Araújo, de 76 anos, morador de Oliveira dos Brejinhos (BA), perguntou à presidenta Dilma se ainda veria luz instalada em seu povoado pelo programa “Luz para Todos”. A presidenta respondeu que a luz está programada para chegar à casa dele no próximo ano. Segundo a presidenta, o estado da Bahia é o mais favorecido pelo programa, que já beneficiou 2,9 milhões de famílias em todo o Brasil.

Ao garantir a chegada da energia à casa dessas famílias, estamos fazendo verdadeira revolução no Brasil. Com a energia, melhora a qualidade de vida das pessoas e aumenta a sua capacidade de produção. Nosso objetivo é levar energia a todos os brasileiros, como você, Afonso, que em breve terá luz em casa”.

CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS

Na coluna, Dilma falou ainda sobre o “Programa Ciência sem Fronteiras”. O advogado Ronaldo Botelho Gomes, de Belo Horizonte (MG), perguntou se o programa oferece bolsas para pós-graduação lato sensu. Dilma respondeu que, devido à necessidade de o Brasil investir em áreas que permitam acelerar o desenvolvimento de novas tecnologias, o foco do programa é oferecer bolsas de graduação e doutorado nas áreas de ciências exatas, médicas e tecnológicas.

Até 2014, vamos enviar 101 mil estudantes ao exterior. Neste ano, haverá 20 mil bolsas para estudantes de física, química, matemática, biologia, ciências médicas e da computação e em todas as áreas de engenharia. Instituições de excelência, como a Universidade Harvard e o Instituto de Tecnologia de Massachusetts, nos Estados Unidos, oferecem vagas para nossos bolsistas”.

FONTE: Blog do Planalto  (http://blog.planalto.gov.br/governo-trabalha-para-garantir-atendimento-de-qualidade-aos-usuarios-do-sus-afirma-dilma/#more-47679).

Nenhum comentário: