quarta-feira, 6 de agosto de 2014

BRASILEIROS GANHAM 24 MEDALHAS NA COMPETIÇÃO INTERNACIONAL DE MATEMÁTICA




Brasileiros ganham 24 medalhas em competição internacional de matemática

"O Brasil conquistou 24 medalhas na 21ª Competição Internacional de Matemática para estudantes universitários, realizada na cidade de Blagoevgrad, Bulgária.

O Brasil conquistou 24 medalhas na 21ª Competição Internacional de Matemática para estudantes universitários, realizada na cidade de Blagoevgrad, na Bulgária. Ao todo, 324 estudantes de 73 universidades de todo o mundo participaram da olimpíada. A edição começou na última terça-feira (29) e terminou ontem (4).

Do total de medalhas nacionais, duas foram de ouro, 12 de prata e dez de bronze. Os destaques da delegação brasileira foram Henrique Gasparini Fiúza do Nascimento, do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica, da FAB), e André Macieira Braga, da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), ganhadores de medalha de ouro com 69 pontos cada, ficando na 36ª posição na classificação individual.

O evento foi organizado pelo "University College London" em parceria com a "American University" in Bulgária. As provas foram realizadas nos dias 31 de julho e 1º de agosto.

Como funcionou a competição

De acordo com a Secretaria da Olimpíada Brasileira de Matemática, cada prova teve cinco questões, valendo dez pontos cada, que foram resolvidas individualmente, em um tempo máximo de cinco horas.

As avaliações foram respondidas em inglês e incluíram problemas de álgebra, análise real e complexa, geometria e análise combinatória. O trabalho dos participantes foi avaliado e apresentado ao tribunal de coordenação, formado por especialistas da área, que deu as pontuações finais de cada problema."


FONTE: do portal "PONTA GROSSA" (PR). Transcrito no portal da FAB  (http://www.fab.mil.br/notimp#n78049).

Nenhum comentário: