Nassif aponta truque da pesquisa Ibope para poupar Serra
"O jornalista Luis Nassif, em seu blog, fez uma pergunta pertinente sobre a pesquisa eleitoral divulgada nesta terça-feira (22) pela CNI-Ibope. Por que "todos os cenários têm Dilma e Ciro, e nenhum testa uma candidatura única do campo de Lula?". "É evidente que a escolha dos cenários de candidaturas visou poupar a candidatura Serra", conclui Nassif no post A pesquisa de Montenegro 'bola nossa'. Confira.
Na composição de candidaturas, como saber o potencial do governador José Serra? Colocando-o contra apenas uma candidatura forte da situação: ou Ciro Gomes, ou Dilma Roussef.
A pesquisa trabalha em cima de vários cenários. Mas nenhum deles contempla o ponto essencial: Serra concentrando os votos anti-Lula; e um candidato (Ciro dou Dilma) concentrando os votos pró-Lula ou anti-Serra. Essa é a grande indagação, a que mais interessa a todas as partes, a que melhor permite avaliar o potencial da candidatura Serra. Mas não é contemplada.
Em vez desse cenário, a pesquisa trabalha as seguintes composições de candidatos:
1. No cenário principal, Serra, Dilma, Ciro, Marina e Heloisa.
2. No cenário 2, tira Serra e coloca Aécio. Mas mantém Ciro e Dilma.
3. No cenário 3, tira Heloisa Helena. Mas mantém Serra, Ciro e Dilma.
4. No cenário 4 tira Serra e Heloisa Helena, e deixa Aécio, Ciro, Dilma e Marina.
Ou seja, testou todas as composições, menos a essencial: uma candidatura forte da situação contra ele (no primeiro ou no segundo turno).
Não dá para questionar a metodologia adotada, sem as informações técnicas sobre a pesquisa e o conhecimento de técnicas estatísticas.
Mas é evidente que a escolha dos cenários de candidaturas visou poupar a candidatura Serra de qualquer maneira."
FONTE: texto originário do portal de Luis Nassif publicado no portal "Vermelho".
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário