"A pesquisa Vox Popoli/TV Bandeirantes foi registrada no TSE para poder ser divulgada na segunda-feira, e chegou a ser anunciada que seria divulgada naquele dia. Mas só foi ao ar na sexta.
Se a pesquisa fosse boa para Serra teria sido publicada na segunda, detalhada na terça, republicada na quarta, comentada na quinta e analisada na sexta, seria notícia nas revistas do fim de semana, etc...
Mas a pesquisa foi devastadora para Serra, principalmente se comparando com a pesquisa anterior de Dezembro/2009, pois em apenas 1 mês:
- A diferença entre os candidatos caiu de 22% para 7%
- Dilma tirou 15% de diferença para Serra em apenas um mês
- Dilma subiu 10% em apenas um mês
- Serra caiu 5%
Então a pesquisa foi muito ruim para Serra. Por isso, ela ficou na geladeira, aguardando para ser publicada apenas na sexta-feira, quando as edições das revistas semanais já estavam fechadas, e não se fala mais nisso (lá nos canais do PIG).
A escolha de sexta-feira não é à toa. O motivo tem tudo a ver com a nota "José Serra só permite à Globo divulgar sua corrupção às sextas-feiras", que publicamos aqui em 2008.
Notícias ruins para governador tucano de São Paulo, quando se torna impossível abafá-las, têm dia preferencial da semana para veiculação, tal qual anúncios programados.
É sempre às sextas-feiras.
O SERRAcard, com mais de uma semana de atraso, foi noticiado numa sexta-feira.
A ALSTOM também (com um mês de atraso).
Deve fazer parte do contrato entre José Serra e as TVs do PIG.
Geralmente, os telejornais fazem uma matéria na sexta e, em seguida, abafam o assunto.
Muita gente na sexta-feira está mais interessada em diversão do que no noticiário sério, minimizando o impacto.
O fim de semana também cuida de esfriar o assunto. Uma notícia na segunda-feira, rende a semana inteira. As pessoas conversam no trabalho, há discursos no Congresso, pronunciamento de fulano e ciclano, etc.
Quando divulgada na sexta, até chegar a segunda-feira, já tem muito assunto novo, até mesmo os jogos de futebol no fim de semana, para esfriar o impacto."
FONTE: blog "Os amigos do Presidente Lula".
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário