segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

BOEING, AIRBUS E EMBRAER CONTRA O SUBSÍDIO CANADENSE À BOMBARDIER

"Boeing e Airbus se unem contra Bombardier

A Airbus e a Boeing Co. são inimigas até a medula, mas a canadense Bombardier Inc. conseguiu uni-las em oposição comum a seus planos para obtenção de fundos para um novo jato.

O conflito está levando vários governos a renegociar um pacto de financiamento de aeronaves que assinaram há três anos. E, claro, a Embraer deve se juntar aos que se opõem aos planos da sua arquirrival.

A disputa diz respeito a um novo avião da Bombardier que é maior que os turboélices e jatos regionais que ela havia feito anteriormente e que concorrerá com modelos da Boeing e da Airbus. O Canadá propôs financiar o avião em condições vantajosas, disponíveis para modelos menores, mas não para a maioria das aeronaves da Airbus e da Boeing, algo que o governo canadense afirma ter liberdade para fazer pelas atuais regras de comércio internacional.

O governo americano, que apóia a Boeing, e a União Européia, por trás da Airbus, discordam desta tese. A proposta do Canadá “não se sustenta”, disse Fred Hochberg, presidente do conselho do Export-Import Bank dos EUA, o banco estatal de promoção das exportações que financia as vendas da Boeing. “Acho que é uma ameaça ao emprego nos EUA.”

FONTE: publicado hoje (25/01) no jornal Valor Econômico. [Título colocado por este blog. Sobre ameaça ao emprego na EMBRAER, sugiro leitura da postagem deste blog (e dos comentários) de 09/02/2009, sob o título "Bombardier leva cérebros da EMBRAER"].

Nenhum comentário: