Haiti
"Apenas um tema para reflexão para os brasileiros que ironizam a nossa posição no Haiti: os americanos não "baixaram" lá para ajudar na reconstrução de um país que eles mesmos ajudaram a destruir (o terremoto apenas mostrou ao mundo como viviam os haitianos), mas para gerir os bilhões que chegarão de todas as partes do mundo e colocar suas empresas para ganhá-los. Como já fizeram no Iraque, no Afeganistão etc.
Enquanto a "síndrome de cachorro vira-lata" atinge o clímax por aqui, o império posiciona seu exército numa clara demonstração, não de quem pretende levar ajuda, mas de quem diz: aqui é meu quintal e ninguém "tasca".
Duvido que algum jornal americano tenha ironizado a atitude ridícula do ex-presidente Bill Clinton descarregando um avião. E, no entanto, foi uma cena vergonhosa de exploração da tragédia.
Aqui, continuamos com nosso pensamento pobre e subdesenvolvido, e pior, com nosso humor duvidoso para expressá-lo."
FONTE: texto de CARMEN PONTE, do Rio de Janeiro, publicado na Folha de São Paulo de hoje (27/01) [título colocado por este blog].
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
primeiramente gostaria de parabeniza-la pelo blog, o qual acompanho diariamente, tendo ate recomendado diversas vezes (vitor hugo que comentou ha alguns dias tomou conhecimento deste durante uma discucao de politica).
Gostaria de pedir-lhe que nao use o termo "americano" para se referir exclusivamente aos estadunidenses. Na minha opiniao, é aceita o imperialismo exercido por eles.
mais uma vez, parabens!
Joao
Prezado João,
Obrigada pelo incentivo, Tem razão. 'Americano' não especifica exclusivamente os estadunidenses. Sempre que o texto for deste blog, evitarei o termo. Contudo, muitas vezes transcrevemos textos de terceiros e o erro poderá ressurgir.
Maria Tereza
Postar um comentário