segunda-feira, 5 de julho de 2010

EM REUNIÃO NA ÁFRICA, LULA DESTACA MISCIGENAÇÃO DO POVO BRASILEIRO

“Ilha do Sal (Cabo Verde) - Mesmo após a derrota para a Holanda, a seleção brasileira esteve presente no discurso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em Cabo Verde. Ao ser homenageado por chefes de 15 países da África Ocidental, ele destacou a miscigenação do povo brasileiro.“Basta assistir a uma Copa do Mundo para percebemos que há times só de asiáticos, só de negros e só de brancos. Somente a seleção brasileira mistura brancos, negros e índios”, disse Lula.

Ao chegar à reunião da Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental (Cedeao), Lula demonstrou ainda estar contrariado com o resultado do jogo. “Vou levar meses para me recuperar.”

O presidente disse que os programas de cooperação para o desenvolvimento da África devem ser compromisso moral do seu sucessor. “Quem vier depois de mim está moralmente e politicamente comprometido a fazer muito mais”, afirmou ele, em tom de despedida.

De acordo com Lula, a ajuda do Brasil aos países do continente africano é uma forma de retribuir uma dívida histórica. “Não temos como pagar, como mensurar em dinheiro, a dívida histórica que temos com a África. Somo devedores do nosso jeito de ser, somos devedores da nossa cultura, da nossa arte, da nossa cor e da nossa miscigenação.”

FONTE: reportagem de Luciana Lima publicada pela Agência Brasil (edição: João Carlos Rodrigues)

Nenhum comentário: