sábado, 10 de julho de 2010

LULA QUER PARCERIA COM ÁFRICA DO SUL PARA CONSTRUÇÃO DE AVIÕES MILITARES


KC-390

“Joanesburgo – O governo brasileiro firmou ontem (9) dois termos de cooperação com a África do Sul. Os acordos de troca de informações governamentais compõem, segundo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, os termos de colaboração mais profundos já assinados pelos dois países.

O presidente disse, entretanto, que espera estreitar ainda mais as relações com a África do Sul. Em entrevista coletiva concedida ontem (9), depois de encontro com o presidente sul-africano, Jacob Zuma, Lula informou que pretende transferir para a África do Sul tecnologia brasileira em agricultura e a da TV digital. Há também interesse em firmar parceira com o governo sul-africano para construção de aviões militares.

“Nós queremos que o presidente Zuma junte-se ao Brasil na construção do avião KC 139 [KC-390], que é o novo Hércules”, disse o presidente, sobre o projeto de um novo avião militar desenvolvido pelo Exército brasileiro. Segundo ele, o primeiro dos novos aviões deve estar pronto em 2015.

Lula disse ainda que a tecnologia de aviões capazes de voar sem tripulação interessa ao Brasil. De acordo com o presidente, a descoberta de poços de petróleo na camada pré-sal torna a proteção das fronteiras brasileiras ainda mais importante.

“Estamos de olho nos aviões e veículos não tripulados que a África do Sul produz”, disse ele. “Nós temos muita fronteira marítima, fronteira seca, temos o pré-sal a 300 quilômetros da nossa costa. Se a gente não tomar cuidado, é capaz de alguém querer ir lá.”

Na véspera de encerrar uma viagem de oito dias por seis países do Continente Africano, Lula reiterou o interesse em aproximar mais o Brasil da África. Ele ressaltou que é o presidente brasileiros que mais visitou países africanos – 27 no total.

As trocas comerciais também aumentaram durante seu governo. Passaram de US$ 5 bilhões para US$ 26 bilhões de 2003 para 2009. E, segundo o presidente, ainda podem aumentar mais.

Durante encontro com empresários brasileiros e sul-africanos, em Joanesburgo, Lula disse que tem dois compromissos pessoais para cumprir até o fim do mandato: o primeiro, organizar mais duas reuniões entre representantes de companhias dos dois países; e o segundo, fazer com que companhias aéreas brasileiras ofereçam voos para África.

“É uma vergonha um país com 190 milhões de habitantes não ter uma empresa de aviação comprometida em ter voos para a África do Sul e outros países da África”, disse Lula. "Se não garantirmos o direito dos empresários de ver coisas novas, não teremos novidades no país."

No mesmo evento, Zuma agradeceu o esforço do governo brasileiro para estreitar relações com o Continente Africano. Ele destacou que a cooperação na aviação é estratégica para a África do Sul, assim como nas áreas de educação, saúde e energia. “As parcerias são pontos-chave para que alcancemos nossos objetivos”, disse o presidente sul-africano, em discurso parao empresários.”

FONTE:
reportagem de Vinicius Konchinski publicada na Agência Brasil (edição: Nádia Franco) [imagem colocada por este blog].

Nenhum comentário: