terça-feira, 17 de agosto de 2010
AMÉRICA LATINA FORMARIA A "4ª ECONOMIA MUNDIAL", ATRÁS DE ESTADOS UNIDOS, CHINA E JAPÃO
O POTENCIAL ECONÔMICO DA AMÉRICA LATINA: A 4ª ECONOMIA MUNDIAL
“América Latina formaria a "4ª economia mundial", diz ex-ministro espanhol
O ex-ministro de Assuntos Exteriores da Espanha Josep Piqué considerou nesta terça-feira que a soma dos países que formam a América Latina criaria "a quarta economia mundial", atrás de Estados Unidos, China e Japão.
A Europa, por sua parte, é "o doente da economia mundial", acrescentou Piqué, que participou de um seminário na Universidade Internacional Menéndez Pelayo, em Santander, no Norte da Espanha.
"Se a América Latina fosse avaliada de forma integrada, seria a quarta potência econômica mundial, na frente da Alemanha", disse o ex-ministro.
Ele destacou a "potente vocação hegemônica do Brasil", que ocupa a 10ª posição* mundial segundo seu PIB (Produto Interno Bruto) assim como a importância de outros países como o México ou o Chile.” [* Alcançou a 8ª posição em 2009, segundo a consultoria britânica "Economist Intelligence Unit (EIU)" publicou em 28/03/2010].
FONTE: divulgado pela agência espanhola de notícias EFE, em Santander, e publicado na Folha.com [adendo entre colchetes colocado por este blog].
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário