sábado, 14 de agosto de 2010

CAMPANHA DA MÍDIA CONTRA A PETROBRAS: POR QUÊ?

CAMPANHA CONTRA A CAPITALIZAÇÃO DA PETROBRAS: ELES NÃO DESISTIRAM DE IMPEDIR A SOBERANIA NO PRÉ-SAL

“Desde a descoberta das jazidas do pré-sal, a coalizão eleitoral conservadora tentou barrar o debate e a aprovação dos marcos regulatórias que pudessem dificultar o avanço das petroleiras mundiais sobre essas riquezas.

Serra mais de uma vez advogou o adiamento da discussão para 2011, na esperança de que sua eventual vitória fornecesse a margem de manobra ideológica para reverter a estratégia de soberania formulada pelo governo Lula.

A ofensiva conservadora foi derrotada, primeiro, na Câmara e, no dia 10 de junho também no Senado. Com o voto contrário dos demotucanos, o poder Legislativo aprovou o projeto de lei que cria a Pré-Sal Petróleo S.A, a estatal que assumirá a gestão das maiores jazidas de petróleo descobertas no planeta nas últimas décadas.

No último dia 2 de agosto, o Presidente Lula sancionou a criação da nova empresa.

Mas eles não desistiram. O objetivo agora é sabotar a capitalização da Petrobras, passo financeiro indispensável para reunir os recursos que permitirão à empresa exercer o comando efetivo da pesquisa e exploração dos novos campo.

Se a capitalização fracassar, a soberania aprovada democraticamente vira letra morta. Os interesses petroleiros, então, poderão alegar ‘incapacidade financeira’ da estatal brasileira para exercer suas atribuições. Contarão, naturalmente, com o amparo da mídia e dos consultores para ecoar os tambores da 'abertura eficiente e racional do setor'.

Um aperitivo pode ser saboreado na manchete de 5º feira da Folha de São Paulo, um jornalismo, como se sabe, 'a serviço do Brasil'. Aspas para o título garrafal da 1º página da Folha:

"Procurador pede apuração que pode contestar o pré-sal ".

No texto, a estratégia escancarada assinala: '(este é)... o primeiro sinal de que o pré-sal pode ir aos tribunais’.

Resumindo,

Passo 1: tumultuar o mercado para inibir a capitalização da Petrobras com recursos da União e dos acionistas -- o que requer um ambiente de segurança para os investidores ;

Passo 2: requerer a anulação da soberania em tribunais aliados;

Passo 3: continuar bombando Serra; se ele vencer, tudo fica mais fácil... “

FONTE: cabeçalho da 1ª página do site “Carta Maior” em 13-08 [título colocado por este blog].

Nenhum comentário: