sexta-feira, 13 de agosto de 2010

“DATAFOLHA” ENTREGA OS PONTOS NO “JORNAL NACIONAL”


Brizola Neto

Me perdoe, Bonner. Datafolha entrega os pontos no JN

Acaba de ir ao ar, no Jornal Nacional. Confirmado, Dilma na frente. 41 a 33%. Quem deu a noticia foi a Fátima Bernardes. Bonner só entrou depois. E “pior”: Dilma a 3 pontos de ganhar no primeiro turno.

E o pior ainda é a cara de pau do Datafolha. Vamos aos números. Dilma, que teria na pesquisa realizada de 20 a 23 de julho – coisa de 20 dias – passou de 36% para 41%. Serra, que era anunciado com 37%, caiu para 33%. Notem que ambas as variações foram muito acima da margem de erro de 2%.

Como brancos e nulos teriam somado 5% e 9 % de indecisos, o total de votos em candidatos, usado para definir a existência ou não de 2º turno, soma 86%. Dilma está a três pontos de uma vitória já na primeira rodada eleitoral, pois bastaria ter 44 pontos para ter mais da metade dos votos válidos.

Na espontânea, Dilma passou de 21 para 26%, enquanto Serra ficou com os mesmos 16 % da pesquisa anterior. 43% dos entrevistados ainda não saberiam apontar, sem a lista de nomes, o candidato em que pretendem votar. Na rejeição, Serra sobe de 26 para 28% e Dilma fica com 20%, ante 19% do Datafolha anterior.

Num hipotético segundo turno, Dilma teria 49% das intenções de voto, enquanto Serra ficaria com 41%. Nesta pesquisa, não consideradas as respostas ‘nenhum’ ou ‘não sei’.
Agora, me diga, o que aconteceu para tamanha mudança – nove pontos – em apenas 20 dias? Podem crer que o Vox Populi e o Ibope devem vir mais folgados ainda em favor de Dilma.”

FONTE: escrito por Brizola Neto e publicado há pouco (13/08; 20h50) em seu blog “Tijolaço”.

Nenhum comentário: