quinta-feira, 19 de agosto de 2010

DEBATE NO UOL DOS CANDIDATOS A PRESIDENTE


DEBATE NO UOL: DILMA DEFENDE INVESTIMENTOS PÚBLICOS REALIZADOS NO GOVERNO LULA

“Na participação no debate UOL/Folha de São Paulo quarta-feira (18), a candidata da “Coligação Para o Brasil Seguir Mudando”, Dilma Rousseff, defendeu o programa habitacional “Minha Casa, Minha Vida” e os investimentos em infraestrutura, que estavam paralisados no governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

Para Dilma, ampliar o acesso à internet nas escolas públicas é um instrumento de inclusão social. E a redução de impostos foi o modelo ideal no combate à crise econômica.

Confira os principais momentos de Dilma no debate entres os candidatos.

CASA PRÓPRIA

A candidata ressaltou a importância do programa ‘Minha Casa, Minha Vida’, para reduzir o déficit habitacional. Segundo ela, o programa, que já financiou a construção de 590 mil imóveis, deve atingir, até o fim do ano, a meta de 1 milhão.

Na segunda edição do ‘Minha Casa, Minha Vida’, a meta foi ampliada para 2 milhões de casas com aquecimento solar instalado e obras de saneamento básico. Dilma reforçou ainda a importância do que chamou de “equipamentos sociais”, como praças esportivas, centros culturais e unidades de pronto-atendimento de saúde para garantir qualidade de vida aos moradores de uma comunidade.

“Mas eu acho que a gente sempre tem de avançar no que se refere às boas práticas. Já está pronto o ‘Minha Casa, Minha Vida dois’. E o interessante é que ele prevê uma instalação ambientalmente muito correta, que é o uso do aquecedor solar. Outra questão importante é que financiaremos a implantação de todos os equipamentos de saneamento básico, água e esgoto.”

EDUCAÇÃO

Dilma lembrou ainda que o DEM, antigo PFL, entrou no Supremo Tribunal Federal (STF) contra o PROUNI e perguntou ao candidato da oposição sobre o que ele dirá aos 704 mil alunos matriculados na universidade pelo programa caso a sigla aliada consiga derrubar a iniciativa na Justiça. Serra não respondeu.

INTERNET NAS ESCOLAS PÚBLICAS

Dilma defendeu o ‘Programa Nacional de Banda Larga nas Escolas’, que já permitiu a implantação da internet em 71,3% das escolas urbanas, beneficiando alunos do ensino fundamental e médio. Segundo ela, a conexão das escolas com a internet dá instrumento para o professor e o Ministério da Educação (MEC) melhorar de forma expressiva a qualidade da educação.

“Não é uma ligação da internet com a escola na área administrativa apenas, mas dos laboratórios de informática com capacidade de um mega [1MB], podendo chegar a dois megas. Já são 44.218 escolas com esses laboratórios ligados à rede de internet.”

REFORMA TRIBUTÁRIA

Em resposta ao adversário José Serra (PSDB) sobre reforma tributária, a candidata Dilma Rousseff explicou que o governo Lula adotou uma “prática sistemática” de diminuição de impostos, sobretudo, durante a crise econômica, quando reduziu o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) dos automóveis, produtos da linha branca e da indústria da construção civil.

Segundo Dilma, o sistema de substituição tributária, adotado pelo governo de São Paulo durante a gestão de Serra, teve impacto apenas sobre a arrecadação e prejudicou as empresas por aumentar o peso dos impostos.

“Fizemos todo um esforço de redução tributária para manter a economia funcionando, para não deixar que houvesse uma queda terrível do emprego. Você teve uma avaliação errada da crise. Você supôs que seria mais profunda do que foi. Seria, se nós tivéssemos utilizado os padrões vigentes no governo anterior, do Fernando Henrique Cardoso. Quando vinha a crise e a desvalorização do Real, o país que tinha a dívida indexada ao dólar quebrava.”

SANEAMENTO

Também em resposta ao adversário do PSDB, Dilma afirmou que o governo Lula ampliou os investimentos em saneamento básico em parceria com as prefeituras de todos os estados. No Rio de Janeiro, segundo ela, o governo já investiu R$ 40 bilhões em obras de urbanização e saneamento. No governo Fernando Henrique Cardoso, por ano, foram investidos somente R$ 300 milhões.

“Naquela época, havia a chamada ‘fila burra’ [da liberação de investimento no Tesouro Nacional]. Se o primeiro da fila [uma prefeitura ou um governo estadual] não apresentasse o projeto, o segundo também não levava o investimento. Discutir saneamento é algo que você não deveria tentar, porque vocês não fizeram nada no Brasil neste período.”

REFORMA POLÍTICA

A candidata defendeu, no início do debate, a realização de uma Reforma Política no país. Ao responder uma pergunta da candidata Marina Silva (PV), Dilma disse que a mudança pode ser feita por meio da convocação de uma Assembleia Constituinte exclusiva.

‘Seria importante a discussão de reforma política para melhorar a democracia e a governabilidade. E uma forma é a Constituinte exclusiva. Porque teria pessoas eleitas com interesse específico na matéria. Mas não fecho questão somente nesse caminho. Temos que estar abertos à necessidade do debate disso’.”

FONTE: portal do PT e blog Dilma na web (www.dilma13.com.br) (http://www.pt.org.br/portalpt/noticias/eleicoes-2010-11/debate-no-uol:-dilma-defende-investimentos-publicos-realizados-no-governo-lula-16201.html).

Nenhum comentário: