sábado, 14 de agosto de 2010

GÁS NO MARANHÃO MOSTRA ERRO DA PRIVATIZAÇÃO


Brizola Neto

“A Petrobras tentou, mas perdeu a licitação para o bloco PN-T-68, situado na bacia terrestre do Parnaíba, rio que separa o maranhão do Piauí. Agora, o empresário Eike Batista, dono da OGX, que controla a exploração do trecho, anunciou ter achado “meia Bolívia” de gás, em perfurações relativamente rasas, a 1500 metros de profundidade.

São reservas capazes de gerar uma produção de 15 milhões de metros cúbicos por dia, um quarto do que produz o país atualmente. A empresa ainda está fazendo sondagens nos municípios de Barra do Corda, Itaipava do Grajaú, São Roberto, São Raimundo do Doca Bezerra, Joselândia, Esperantinópolis , Santa Filomena do Maranhão, Presidente Dutra, Dom Pedro, São José dos Basílios, Tuntum, Altamira do Maranhão, Alto Alegre, Bacabal, Bom Lugar, Coroatá, Paulo Ramos, Vitorino Freire e Santa Luzia. E pretende instalar duas termelétricas a gás para aproveitar o combustível, em capinzal do Norte e Itaqui.

Não podemos lamentar o achado, muito menos numa região carente como aquela, sobretudo em fontes de energia elétrica de origem hidráulica. Devidamente explorada, a jazida poderá baratear em muito o custo da energia – residencial e industrial – para a região do Meio-Norte (Maranhão e Piauí), uma das mais caras tarifas do país.

Mas podemos e devemos lamentar que este ativo estratégico esteja sobre controle privado, embora seja positivo que seja o de um grupo controlado nacionalmente. É uma reflexão para os que acham que a iniciativa privada pode controlar a energia pensar que uma riqueza tão bem situada estrategicamente vá depender da – tomara que haja – capacidade privada de desenvolvê-la com a rapidez que se exige.

Que o Governo federal, diante disso, use seu peso político e econômico para que o empresário desenvolva a exploração no ritmo e nas condições mais adequadas a atender o desenvolvimento daquela área tão carente do Brasil e não, simplesmente, revenda a energia para grandes plantas industriais de fora. Existem meios para isso, porque temos ainda relativo controle sobre as linhas de transmissão de energia e sobre o mercado de eletricidade.”

FONTE: escrito por Brizola Neto em seu blog “Tijolaço”.

Nenhum comentário: