segunda-feira, 16 de agosto de 2010

USINAS DE SANTO ANTÔNIO E DE JIRAU GERAM 25 MIL EMPREGOS, DIZ LULA


“Após visitar as usinas hidrelétricas de Santo Antônio e de Jirau, em Rondônia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou hoje (16) que ambas as obras geram 25 mil empregos para o país. No programa semanal Café com o Presidente, ele disse ainda que é possível que a produção de energia comece ainda em 2011.

“Muitas pessoas estão sendo formadas e preparadas pra trabalhar nessas empresas. Portanto, estamos qualificando uma mão de obra que não existia mais no Brasil, porque o Brasil tinha deixado de investir em grandes projetos de infraestrutura, sobretudo, na questão energética”, afirmou.

Lula lembrou que poucos países no mundo têm o potencial brasileiro para produzir energia elétrica a partir da água. Segundo ele, problemas de ordem ambiental relacionados às comunidades que vivem nos locais das obras foram “resolvidos da melhor forma possível”.

“Temos consciência de que é preciso produzir energia limpa, de que é preciso preservar o meio ambiente. E temos mais consciência ainda de que é necessário cuidar para que a comunidade, sejam trabalhadores, pequenos proprietários, indígenas, possa viver dignamente, sem sere prejudicada pela hidrelétrica”, disse.

A Usina de Jirau terá capacidade de produção de 3.300 megawatts, suficiente para abastecer 10 milhões de casas. A previsão é que a hidrelétrica comece a operar em 2012. Já a Usina de Santo Antônio tem potência instalada de aproximadamente 3.200 megawatts e capacidade para abastecer 11 milhões de residências. Estima-se que esteja em pleno funcionamento em novembro de 2015. As informações são do Ministério de Minas e Energia.”

FONTE: reportagem de Paula Laboissière publicada hoje (16/08) pela Agência Brasil (edição: Talita Cavalcante) [imagem colocada por este blog].

Nenhum comentário: