segunda-feira, 11 de outubro de 2010

DUTRA: PSDB TRAVA UMA "DISPUTA MEDIEVAL" COM O PT


Presidente do PT, José Eduardo Dutra admite a abordagem das privatizações tucanas no segundo turno (foto Roberto Stuckert Filho/Divulgação)

Claudio Leal, Terra Magazine

“Numa semana de batalhas religiosas e morais sobre o aborto, o presidente do PT, José Eduardo Dutra, critica os adversários do PSDB por imporem "uma disputa medieval" nas eleições. Segundo o petista, esse confronto nasce de uma "ausência de projetos" na campanha tucana.

- O Brasil é um país moderno, do século XXI, que está caminhando pra ser uma grande potência, e o PSDB quer reduzir a uma discussão de intolerância, de encontro a toda a tradição brasileira.

Dutra admite o uso do tema das privatizações no segundo turno, assim como ocorreu na reeleição de Lula, em 2006. Desta vez, o pré-sal deve protagonizar o duelo PT x PSDB. O presidente petista conversou com a reportagem depois de um encontro pluripartidário de Dilma Rousseff em São Paulo, nesta sexta-feira (8), no Palácio do Trabalhador.

Terra Magazine - O senhor acha que vai perdurar a estratégia do PSDB de debater a religiosidade e o aborto na campanha?

José Eduardo Dutra -
Isso aí é decorrência. Como eles não têm projeto, perderam a disputa de projeto, querem transformar a eleição numa disputa medieval, o que é um absurdo. O Brasil é um país moderno, do século XXI, que está caminhando pra ser uma grande potência, e o PSDB quer reduzir a uma discussão de intolerância, de encontro a toda a tradição brasileira. O Brasil é um país cuja convivência entre as religiões e as raças é admirada no mundo todo.

Qual debate o senhor esperava?

A gente esperava um debate de projetos. Quem tem o melhor projeto para melhorar o Brasil e a vida dos brasileiros.

A questão das privatizações entrará nessa fase da campanha?

Eles colocaram agora. E não estamos falando de questões do passado. David Zilberstein, que é ex-genro do Fernando Henrique Cardoso, que foi presidente da Agência Nacional de Petróleo anterior, está propondo que volte o modelo de concessões para a exploração do pré-sal. Na prática, é você vender um bilhete premiado. Quando você fala em privatizações, não é só do passado, é do futuro também.

E a central antiboatos, como está funcionando no PT?

Estamos montando, porque a criatividade dos boatos é imensa. Estão inventado coisas do arco da velha. Estamos convocando toda a militância para responder a isso na internet, nos debates, nas ruas, nas casas, nas escolas. Essa é a tarefa.”

FONTE: reportagem de Claudio Leal, publicada no portal Terra Magazine do jornalista Bob Fernandes (http://terramagazine.terra.com.br/interna/0,,OI4726438-EI6578,00-Dutra+PSDB+trava+uma+disputa+medieval+com+o+PT.html).

Nenhum comentário: