quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

BANDEIRA DA PALESTINA HASTEADA PELA ONU (UNESCO) EM PARIS

Foto: Remy de la Mauviniere / AP

BANDEIRA DA PALESTINA É HASTEADA NA SEDE DA UNESCO

"Um mês e meio depois de aprovar o reconhecimento da Palestina como Estado, a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) realizou ontem, terça-feira (13), em sua sede, em Paris (França), cerimônia na qual a bandeira palestina foi erguida ao lado das bandeiras dos outros 194 Estados-membro da organização.

A cerimônia contou com a participação do presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, segundo quem o hasteamento da bandeira na UNESCO é “bom presságio” para que a Palestina seja reconhecido como Estado pelas Nações Unidas.

O pedido oficial foi feito em setembro por Abbas, mas está parado no Conselho de Segurança. Os palestinos precisam de nove dos 15 votos, mas os Estados Unidos já garantiram que vão vetar o pedido. Os EUA, assim como Israel, consideram que os palestinos não poderiam ter abandonado os diálogos bilaterais [que não deixam avançar observando também os direitos palestinos] e buscado o reconhecimento na ONU de forma unilateral. A divergência não bloqueou a iniciativa palestina, que mantém os esforços pelo reconhecimento na ONU, como conta a agência “France Presse”:

Atualmente estamos mantendo diálogos com as partes”, disse Abbas quando perguntado sobre o Conselho de Segurança. “Ainda não pedimos o votação, mas isso pode ocorrer a qualquer momento. Se não tivermos maioria, vamos repetir o pedido de novo e de novo”.

Como se vê, os palestinos continuam insistindo na legitimidade da estratégia de ir diretamente à ONU para obter o reconhecimento de seu Estado. Eles alegam que esta é a única forma de obter o reconhecimento diante da rigidez do governo de Israel e do fracasso das negociações. Na segunda-feira, “O Filtro” destacou artigo de Saeb Erekat, negociador-chefe palestino, no qual ele fazia um apelo aos israelenses para que aceitem o reconhecimento na ONU. Segundo ele, a janela de oportunidade para a solução de dois Estados (Israel e um Estado palestino) está se fechando rapidamente.”

FONTE: publicado pela revista Época e transcrito no portal do jornalista Luis Nassif  (http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/unesco-hasteia-bandeira-da-palestina#more).[trecho entre colchetes adicionado por este blog 'democracia&política'].

Nenhum comentário: