quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

EUA FUGIRÃO DO AFEGANISTÃO COMO OS SOVIÉTICOS, dizem os talibãs

Retirada de tropas soviéticas do Afeganistão em 1988 (Foto: Wikipedia)

“O movimento fundamentalista talibã declarou na segunda-feira (26) que os Estados Unidos e seus aliados da OTAN fugirão do Afeganistão assim como fez a União Soviética e advertiu que ‘este não é um país no qual os invasores possam sobreviver’.

Em mensagem divulgada por ocasião do 32º aniversário da invasão soviética, que no calendário ocidental é na terça (27), os talibãs destacaram que "os invasores atuais já têm a intenção de se retirar do Afeganistão para salvar sua pele mediante a fuga".

"Se for observada a sequência dos eventos, fica claro como água que o Afeganistão não é um país no qual os invasores podem sobreviver ou se instalar", afirmaram os fundamentalistas.

O movimento talibã denunciou que "três décadas depois da invasão do Exército Vermelho, os afegãos continuam sofrendo as consequências do pós-guerra" e defendeu a luta contra as forças da OTAN presentes no território.

A resistência afegã à União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) nos anos 1980 era formada por diversas facções mujahedins, que receberam apoio econômico e logístico dos Estados Unidos, Paquistão e Arábia Saudita.

Em 1989, após quase uma década de ocupação e milhares de soldados mortos, os soviéticos se retiraram do Afeganistão e começou no país sangrenta guerra civil entre as facções mujahedins.

No meio dessa disputa, emergiram os talibãs que, em 1996, tomaram Cabul e depois implantaram gradualmente seu regime fundamentalista em quase todo o território afegão.

Depois dos [muito estranhos] atentados de 11 de setembro [supostamente] perpetrados pela Al Qaeda, os talibãs se negaram a entregar Osama bin Laden - morto [assassinado] em maio deste ano no Paquistão -, que se escondia em seu território, e os EUA decidiram invadir o Afeganistão com “o apoio da comunidade internacional” [sic].

As tropas americanas derrubaram rapidamente ao regime do mulá Omar, mas, na última década, os talibãs foram recuperando terreno e a guerra afegã está, atualmente, em um de seus momentos mais violentos desde seu início, em 2001.

Em julho, as forças da OTAN também começaram a se retirar progressivamente do Afeganistão e a “transferir o controle da segurança” [sic] [da insegurança] ao Exército e à Polícia afegãos.

Esse processo [de fuga dos EUA e OTAN mais ou menos organizada] deve terminar em 2014, caso se cumpram os prazos previstos.”

FONTE: publicado pela agência espanhola de notícias EFE e transcrito no site “DefesaNet”  (http://www.defesanet.com.br/geopolitica/noticia/4124/Talibas-dizem-que-EUA-fugirao-do-Afeganistao-como-os-sovieticos).[pequenos]. trechos entre colchetes adicionados por este blog ‘democracia&política’

Nenhum comentário: