quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

“RIO+20”, ERRADICAÇÃO DA POBREZA E VIOLÊNCIA CONTRA MULHER


PROPOSTA BRASILEIRA PARA "RIO + 20" INCLUI ERRADICAÇÃO DA POBREZA, DIZ PRESIDENTA DILMA

“Na coluna ‘Conversa com a Presidenta’ publicada ontem (13), a presidenta Dilma Rousseff afirmou que a promoção de uma economia verde, no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza, e o aperfeiçoamento da governança global do desenvolvimento sustentável fundamentam a proposta do governo brasileiro para a ‘Rio + 20’. O documento já foi apresentado às Nações Unidas.

Ao biólogo Adalberto Luz, de Florianópolis (SC), a presidenta explicou que as propostas do Brasil para a ‘Rio + 20’ incluem a criação de um ‘Programa de Proteção Socioambiental Global’, uma espécie de ‘Bolsa Família mundial’; a definição de ‘Objetivos de Desenvolvimento Sustentável’ para serem cumpridos entre 2015 e 2030; novos indicadores para medir o desenvolvimento, com a incorporação de elementos de sustentabilidade ao cálculo do PIB; e o ‘Pacto Global para Produção e Consumo Sustentáveis’, que inclui compras públicas sustentáveis.

Em relação aos novos desafios do desenvolvimento sustentável, propomos prioridade a temas da agenda social, como a erradicação da pobreza extrema, combate às desigualdades, acesso à saúde, educação, promoção da igualdade de gênero e racial, entre vários outros pontos”, acrescentou a presidenta.

Ela também falou ao professor Gilvan Jones dos Santos, de São Paulo (SP), sobre o desempenho dos atletas brasileiros que disputaram os Jogos Parapan-americanos de Guadalajara. O governo, afirmou a presidenta, tem apoiado esses brasileiros por meio do ‘Bolsa Atleta’ que já beneficiou 14 mil esportistas.

Das 197 medalhas conquistadas, 156 vieram no peito de beneficiários do programa ‘Bolsa Atleta’: 56 ouros, 52 pratas e 48 bronzes. Entre esses bolsistas, está o nadador Daniel Dias, que ganhou 11 ouros e é o maior vencedor da história dos Jogos Parapan-americanos. O programa garante remuneração mensal para que eles se dediquem exclusivamente aos treinos e competições.”

Mas além do estímulo à prática esportiva das pessoas com deficiência, o governo também lançou o ‘Viver sem Limite’, que prevê um conjunto amplo de ações estratégicas em educação, saúde, cidadania e acessibilidade. O programa visa a autonomia da pessoa com deficiência, com a sua integração plena à vida da sociedade.

Vamos investir, até 2014, R$ 7,6 bilhões no ‘Viver sem Limite’, pois sabemos que, com oportunidades, todas as pessoas com deficiência conseguem superar barreiras e realizar seus sonhos.”

VIOLÊNCIA CONTRA MULHER

A presidenta Dilma contou à estudante Ana Paula Jansen, de Porto Alegre (RS), que o governo brasileiro estendeu os serviços do ‘Ligue 180’ para as brasileiras vítimas de violência que vivem na Espanha, Itália e Portugal. Desde 2007, o ‘Ligue 180’ já atendeu mais de dois milhões de mulheres.

O objetivo é orientar, informar sobre como funciona a legislação de proteção, como a Lei Maria da Penha, e sobre onde e como buscar atendimento”, explicou a presidenta.

Da Espanha, as mulheres devem ligar para 900 990 055; da Itália, para 800 172 211; e de Portugal, para 800 800 550. Na ligação, as brasileiras devem optar por 1 ou 3 e informar à atendente, em português, o número 61-3799 0180.”

FONTE: Blog do Planalto  (http://blog.planalto.gov.br/proposta-brasileira-para-rio-20-inclui-erradicacao-da-pobreza-diz-presidenta-dilma/#more-42221).

Nenhum comentário: