quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Delfim Netto: “E O CÂMBIO?”

Zona do Euro (em azul claro) e União Europeia (azul claro e escuro)

“Na reunião da União Europeia na semana passada, aprovaram-se algumas medidas de controle fiscal e mecanismos para a sua fiscalização:

1º) Os países-membros da UE comprometeram-se a incluir em suas Constituições a obrigatoriedade do equilíbrio fiscal. Isso, na prática, vai ser objeto de muita discussão sobre como calculá-lo;

2º) Os países com déficit estrutural de até 0,5% do PIB estarão fora do radar. Aqueles com déficit entre 0,5% e 3% do PIB serão monitorados mais cuidadosamente pelos "burocratas" de Bruxelas;

3º) Os países com déficit superior a 3% serão punidos e a sua persistência poderá ser causa de expulsão do bloco;

4º) Os países-membros deverão promulgar leis que os obriguem, num horizonte razoável, a reduzir a relação dívida pública/PIB a 60%, como impunha, desde a sua origem, o Tratado de Maastricht;

5º) A regra que exigia decisão unânime para a aprovação de medidas de caráter econômico dentro da União Europeia foi flexibilizada.

A natureza e a profundidade dessas decisões, o enorme déficit democrático que elas incorporam (os seis maiores países poderão decidir sobre o futuro dos 17 que adotam o euro) e a importante concessão de interferência nas soberanias fiscais dos países (pense na virtuosa Suécia) mostram o tamanho do problema.

Só momentos de grave crise levam a compromissos como esses. Por outro lado, a incompreensão de Angela Merkel de recusar ao Banco Central Europeu o papel de "emprestador de última instância" ainda é um problema.

A incompreensão é ainda mais grave quando se atribui todo o desequilíbrio fiscal dos "países latinos" a uma componente moral: a sua alegre adesão ao dionisismo, em contraposição ao contido apolinismo germânico!

Será que o fato de os "latinos" terem problemas fiscais se deve apenas a seu comportamento? O que parece mais provável é que boa parte do desequilíbrio fiscal é consequência da fixação das taxas de câmbio dos países da UE de forma "definitiva e irrevogável" dentro do euro, sem a acomodação fiscal adequada.

A diferente dinâmica econômica e social dos países da UE criou uma "armadilha cambial" invisível que só pode ser eliminada, ou por dramáticas manobras sobre a taxa de crescimento dos países devedores ou com o estabelecimento de uma efetiva Federação, à qual os países-membros transferirão boa parte de sua soberania fiscal e ela produzirá uma transferência de renda.

Sem a substituição da dívida dos países-membros (que a pagarão no longo prazo) por papéis em euros emitidos pela autoridade fiscal federal, é pouco provável que haja uma solução definitiva para a crise da Eurolândia.”

FONTE: escrito por Antonio Delfim Netto e publicado na “Folha de São Paulo”  (http://www1.folha.uol.com.br/fsp/opiniao/14702-e-o-cambio.shtml) [imagem do Google adicionada por este blog ‘democracia&política’]

2 comentários:

iurikorolev disse...

Maria Tereza
Enviei para um analista econômico o texto "O Fundamental" do Delfim Neto que vc pôs aqui no blog.
Ele fez um bom video no Youtube analisando o texto.

Unknown disse...

Iurikorolev,
Muito boa a análise. Acrescentei-a como post scriptum no texto do próprio artigo postado neste blog, com a referência: "Análise do SAPOIA": http://www.youtube.com/watch?v=E9S8N0lcyjY
Obrigada
Maria Tereza