sábado, 21 de janeiro de 2012

F-X2 - MINISTRO AMORIM ESPERA DECISÃO DE CAÇA NO PRIMEIRO SEMESTRE


Por Ana Flor, em reportagem adicional a de Anthony Boadle, da norte-americana Reuters

“O ministro da Defesa, Celso Amorim, espera para o primeiro semestre deste ano uma decisão do governo sobre a compra de 36 novos caças para a Força Aérea Brasileira (FAB), aquisição de cerca de 10 bilhões de reais que visa a modernizar a frota e substituir as aeronaves usadas atualmente.

A opção de adiar a escolha foi tomada no início do ano passado pela presidente Dilma Rousseff, que priorizou o corte de gastos em seu primeiro ano de governo.

"A presidenta está consciente da importância, e eu espero que isso possa ser encaminhado em breve, eu não quero fixar prazo. Você pergunta a minha expectativa, eu gostaria que fosse tomada no primeiro semestre, porque leva muito tempo, depois de tomar a decisão, para concretizar, para chegar o primeiro avião", disse o ministro em entrevista à Reuters.

Mirage 2000

O ministro avaliou que a manutenção dos Mirage 2000 [comprados de 2ª mão e desativados pela França], atualmente usados pela FAB, ficará excessivamente cara a partir de 2013, o que aumenta a importância da escolha do modelo que os substituirá.

"Os nossos Mirage, no final de 2013, não poderão continuar, ou a manutenção vai se tornar excessivamente cara... No fundo, você deixa de gastar de um lado e gasta do outro", afirmou.

O processo de escolha do novo caça para a FAB, conhecido como FX-2, se arrasta desde o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva [desde os governos FHC, nos anos 90, sob o nome de FX].

Estão no páreo os caças Rafale da francesa Dassault; o F-18 Super Hornet da norte-americana Boeing; e o Gripen NG da sueca Saab.
Apontado como opção mais cara, o Rafale ainda não encontrou nenhum comprador fora da França e, em dezembro, o ministro da Defesa francês disse que a Dassault pode suspender a produção do caça caso não seja encontrado um comprador externo.
O Rafale chegou a ser apontado como favorito na disputa, pois atenderia os requisitos brasileiros de transferência de tecnologia apesar do preço.

O F-18 é visto por especialistas como uma opção já testada, mas o [nefasto] histórico de restrições do governo dos Estados Unidos à transferência de tecnologia [e à simples operação] podem pesar contra a aeronave norte-americana.

O Gripen NG é visto como opção mais em conta por ser um caça de menor porte. No entanto, críticos veem nessa característica um problema para um país continental como o Brasil.

Sukhoi Su-35 (a Rússia voltará à competição?)

Mesmo reconhecendo que os cortes no orçamento previstos para este ano irão influenciar na escolha do modelo a ser utilizado no Brasil, Amorim afirmou que a prioridade é a transferência de tecnologia.

"Tem que ser junto com transferência de tecnologia, porque o barato sai caro também se você for só comprar o avião e não puder [apoiar a operação e] fabricar ele aqui no futuro", disse.

Originalmente o plano da FAB prevê a compra de lote inicial de 36 aeronaves, mas esse total pode ser ampliado no futuro.
A troca dos aviões de combate da FAB está em pauta desde o governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Durante seu mandato, chegou a ser lançado um processo de disputa, o F-X, posteriormente cancelado por Lula.

O processo foi relançado em 2008 com o nome de F-X2, mas Lula decidiu deixar a decisão para sua sucessora.”

FONTE: reportagem de Ana Flor, em adição à de Anthony Boadle, da agência norte-americana de notícias Reuters. Transcrita no site “DefesaNet”  (http://www.defesanet.com.br/fx2/noticia/4440/F-X2---Amorim-espera-decisao-de-caca-no-primeiro-semestre) [imagens do Google e trechos entre colchetes adicionados por este blog ‘democracia&política’].

3 comentários:

Probus disse...

E o Su-35... vai voltar para o lugar de onde nunca deveria ter saído???

Como três RAFALEs podem custar o valor de DOIS SU-35BM que ainda dá acesso ao Programa Pak-Fa de QUINTA GERAÇÃO????

Se o BraSil tem dimensões continentais... exige Transferência de Tecnologia... quer aliança estratégica... quer o melhor Custo/Benefício... porque o JUNITI SAITO excluiu os caças russos da licitação??????

Quem é JUNITI SAITO??? Para que time ele joga??? No time do Luiz Marinho, do Paulo Skaf e dos SIONISTAS de São José dos Campos e São Carlos??????????

Até quando teremos relações e acordos com os GENOCIDAS da OTAN?????

Caça Su-35S 4++ Geração

http://en.rian.ru/infographics/20110511/163955156.html

Su-35 BM — O SUPER FLANKER

http://pbrasil.wordpress.com/2010/05/22/su-35-bm-o-super-falnker/

MAKS 2011 Su-35 Demo Aug.18

http://www.youtube.com/watch?v=qmkwzOs-HpE

Su-35BM (Especificações)

Dimensões

Comprimento: 21,9 m

Envergadura: 15,3 m

Área alar: 62 m²

Altura: 5,90 m

Enflechamento: 42°

Pesos

Vazio operacional: 18.400 kg

Carregado: 25.300 kg

Máximo de Decolagem: 35.500 kg

Desempenho

Velocidade Máxima: 2,25 Mach / 2.756 km/h

Taxa de subida: 325 m/s

Distância de Decolagem: 700 m

Distância de Pouso: 700 m

Teto Operacional: 18.000 m

Raio de Ação: 1.580 km

Alcance máximo

Sem tanques externos: 3.600 km

Com tanques externos: 4.600 km

Motores

Quantidade e Tipo: 2 turbofans

Marca: Lyulka

Modelo: Saturn 117S/AL-41F1A

Empuxo Unitário

Sem afterburner: 86,3 kN

Com afterburner: 142 kN

Armamento

Canhão de 30mm GSh-30-1 com 150 disparos.

8.000 kg distribuidos em 12 "pontos duros" capazes de operar uma grande variedade de mísseis ar-ar, mísseis ar-superfície, foguetes e bombas.

AA-10 Alamo: R-27R, R-27ER, R-27T, R-27ET, R-27EP

AA-12 Adder: R-77, and the proposed R-77M1, R-77T

AA-11 Archer: R-73E, R-73M, R-74M

AS-17 Krypton: Kh-31A, Kh-31P Anti-Radiation Missile

Kh-35/AS-20: Kh-59

Kh-29/AS-14 Kedge: Kh-29T, Kh-29L

KAB-500 (bomba com mira à laser)

KAB-1500 (bomba com mira à laser)

LGB-250 (bomba com mira à laser)

FAB-250 (bomba não guiada de 250
kg)

FAB-500 (bomba não guiada de 500 kg)

S-25LD (foguete guiado à laser) e

S-250 (foguete não guiado)

B-8 (foguete não guiado)

B-13 (foguete não guiado)

P.S. E aí, COVARDE e GENOCIDA OTAN, vai encarar????

Tenente Brigadeiro Aprígio Eduardo de Moura Azevedo já!!!!!!!!!!!

Unknown disse...

Probus,
Pensando somente nas qualidades do avião, também acho o Su-35 melhor que o F-18, o Rafale e o Gripen, especialmente para as enormes dimensões do nosso território. Se acrescentarmos à análise o risco de manipulação política dos suprimentos futuros para a operação, o F-18 perde feio.
Contudo, há outros fatores, por exemplo de offset, de autonomia brasileira na operação, manutenção e upgrade, fatores esses que desconheço e devem ter sido profundamente analisados pela Aeronáutica. Por isso, não acuso o Cmt Saito e dou um voto de confiança na escolha da FAB.
Maria Tereza

Probus disse...

E minhas esperanças nas Eleições da Rússia em MARÇO e, na pressão de Vladimir PUTIN pra cima da FAB oferecendo a Dilma mundos e fundos, ele não vai deixar a OTAN vender caças por aqui.

Maria Tereza, nós não temos mais tempo para fabricar aqui. Ter uma carência de 15 até 20 anos para ter 36 caças(já obsoletos) por aqui é um ABSURDO.

Eu também não acuso ninguém, mas, existem os fatos.