domingo, 1 de janeiro de 2012

FELIZ ANO NOVO!


FELIZ 2012!

Antes de apresentar as postagens abaixo, este blog ‘democracia&política’ deseja ótimo 2012 a todos os seus leitores, seguidores, colaboradores e respectivas famílias.

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

PETROBRAS DECLARA COMERCIALIDADE DO CAMPO GIGANTE “GUARÁ”, NO PRÉ-SAL

“A Petrobras, operadora do consórcio do Bloco BM-S-9, apresentou na quinta-feira (29/12), à “Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis” (ANP), a “Declaração de Comercialidade” da acumulação de petróleo e gás na área de Guará, no pré-sal da Bacia de Santos.

Na proposta, encaminhada ao órgão regulador, o consórcio sugeriu que o novo campo, formado por reservatórios com petróleo de boa qualidade (30º API), seja denominado “Sapinhoá”, nome em tupi-guarani de um molusco marinho (Anomalocardia brasiliana). Com volume recuperável total estimado em 2,1 bilhões de barris de óleo equivalente (boe), “Sapinhoá” é mais um campo gigante descoberto em rochas do pré-sal brasileiro e um dos maiores do País.

Junto com a “Declaração de Comercialidade”, o consórcio apresentou à ANP o “Relatório Final do Plano de Avaliação” da área. O relatório do “Plano de Desenvolvimento” (PD) do campo será submetido à ANP em fevereiro de 2012. A “Declaração de Comercialidade” ocorre após a execução do “Programa de Avaliação Exploratória” na área, realizado a partir do primeiro poço perfurado em 2008.

Foram perfurados, na área, quatro poços, incluindo um de “Aquisição de Dados de Reservatórios”. Além disso, em três desses poços foram concluídos quatro “Testes de Formação” (TFRs) e um “Teste de Longa Duração” (TLD) de cinco meses no poço descobridor. O TLD confirmou a excelente produtividade do poço descobridor, com manutenção da vazão durante todo o período de teste. Revelou, também, informações sobre as propriedades dos reservatórios, imprescindíveis para a otimização do plano de desenvolvimento.

A “Declaração de Comercialidade” do campo foi antecipada em um ano, considerando que o prazo final do “Plano de Avaliação” aprovado pela ANP era 31 de dezembro de 2012.

O sucesso exploratório obtido na área reafirma o elevado potencial do Pré-Sal e indica boas perspectivas de crescimento do volume de produção e das reservas de petróleo e gás da Companhia. O Bloco BM-S-9 é operado pela Petrobras (45%), em parceria com as empresas BG Group (30%) e Repsol Sinopec Brasil (25%).”

FONTE: blog “Fatos e Dados”, da Petrobras  (http://fatosedados.blogspetrobras.com.br/2011/12/30/petrobras-declara-comercialidade-de-guara/#more-48799).

3 comentários:

Probus disse...

É como bem diz o Deputado Brizola Neto... "Porque tanta pre$$a da ANP para a Licitação dos Poços???"

É, parece que o tempo da VELHA GUARDA desta FAMIGERADA REGULADORA passou...

Quero a SOBERANIA do METANOL em MINHA$ TERRA$, de volta, e uma MINERADORA e uma SEGURADORA ESTATAL!!!

Unknown disse...

Probus,
Também sempre tive preconceito contra as "Agências". Nunca engoli o discurso de FHC/PSDB, idolatrado na mídia, de que criava "modernas e independentes agências reguladoras para a defesa do cidadão". Para mim, o que os demotucanos faziam era criar agências para assegurar aos novos proprietários estrangeiros que a conveniente situação propiciada a eles não mudaria com as futuras trocas de governos. A importante função implícita das agências era garantir, para os novos donos, o cumprimento daqueles gordos contratos. A expressão “respeito aos contratos” passou a ser quase sagrada e impositiva, até mesmo para a aceitação de Lula como presidente da república. A imprensa “brasileira”, movida por fortes e estranhos ímpetos libertários, reivindicava, e insiste até hoje, que aquelas agências deveriam ser ainda mais independentes do nosso Poder Executivo; totalmente livres para definir concessões, aumentos e permissões, além das autorizações. Nisso incluem-se os recursos minerais (que pagam ínfimos royalties), o petróleo e outros bens que deveriam ser brasileiros.
Maria Tereza

Probus disse...

Pois é Maria Tereza, vão reabrir Serra Pelada, mas, cadê o Marco Regulatório da Mineração???

Vão reabrir Serra Pelada, mas, como foi mesmo que a PIRATA COLOSSUS, canadense, "conquistou" 75% dos direitos??? Foi o EDSON LOBÃO FILHO (Filho do MINISTRO EDISON LOBÃO/PMDB) quem fez as "tratativas" com a COLOSSUS???? Por muito menos caiu um bocado de ministro...

Cadê a Estatal de Seguros para o Pré-Sal??

Porque a PETROBRAS não tem uma MINERADORA????