segunda-feira, 4 de junho de 2012

CHANCELER DEFENDE DESCOLONIZAÇÃO DAS MALVINAS E PORTO RICO

Ilhas Malvinas
Porto Rico

“O Chanceler do Equador, Ricardo Patiño, defendeu , na quarta-feira (30), que o ‘Comitê Especial de Descolonização das Nações Unidas’ aborde com urgência o fim da ocupação das Ilhas Malvinas e de Porto Rico.

Na abertura do “Seminário Regional do Pacífico”, organizado em Quito, Patiño ratificou o compromisso de seu país com a luta argentina para acabar com o domínio da Inglaterra.

No caso de Porto Rico, destacou que, em novembro deste ano, será realizado referendo para determinar qual relação política seus habitantes desejam com o Estado ocupante [EUA], o que resulta imprescindível que o povo se pronuncie. “A palavra dos povos é mais reveladora e potente e sem medo. Descolonizar esses territórios é o nosso dever”.

O chefe da diplomacia equatoriana mencionou o caso da Base Militar dos Estados Unidos em Guantánamo, porção oriental do território cubano, que ainda não está incluída na lista de lugares colonizados, considerou uma vergonha para o mundo ao ser convertida em prisão para supostos terroristas.

A luta atual deve caminhar até à consolidação de sistema político autônomo em cada um dos povos colonizados”, afirmou. Para ele, “não é possível falar de paz enquanto persista a lei do mais forte e as potências continuem se impondo em terras longes das suas”.

Após a abertura do evento, começaram os debates a portas fechadas com a participação de especialistas e membros do organismo internacional. As conclusões do encontro serão apresentadas em junho na sede da ONU.”

FONTE: “Prensa Latina”. Transcrito no portal “Vermelho”  (http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=184631&id_secao=7) [mapas do Google adicionados por este blog ‘democracia&política’].

Nenhum comentário: