sexta-feira, 1 de junho de 2012

O INTRIGANTE MENDES


Por Claudia Antunes, da ‘Folha’

“Graças à incompetência tucana e demista para fazer uma oposição efetiva e ao antilulismo visceral de parte da sociedade, o ministro do STF Gilmar Mendes foi alçado à vanguarda de combate ao governo passado -ao lado de figuras mais histriônicas do que sérias, como Demóstenes Torres.

Só esse histórico explica que ele conte com plateias dispostas a endossar, em princípio, uma acusação grave, “a de que foi alvo de chantagem de Lula para que ajudasse a adiar para depois das eleições o julgamento, no STF, dos réus do mensalão”.

O relato de Mendes enfrenta desmentidos, e não apenas de Lula e de Nelson Jobim, participantes de um encontro que nunca deveria ter ocorrido. O ministro Lewandowski, revisor do processo do mensalão, diz que não foi pressionado pelo ex-presidente. O ex-ministro Sepúlveda Pertence diz que não foi procurado para convencer a ministra Cármen Lúcia a aderir à tese do adiamento.

Mendes usa verve de herói republicano e cita votos seus favoráveis aos petistas Palocci e Mercadante. No entanto, sua velha advertência contra um "Estado policial", por exemplo, se apoiou em denúncia nunca provada, a de que “agentes federais teriam grampeado uma conversa dele com Demóstenes”.

No escândalo atual, há ao menos duas contradições intrigantes. Mendes tem dito que “Lula irradiava boatos destinados a envolvê-lo com Carlos Cachoeira”. Mas informações relativas à relação dele com Demóstenes, que poderiam dar margem a tal ilação, só tiveram divulgação ampla depois de sua entrevista à "Veja".

O ministro também diz querer “preservar a autoridade do STF”. Mas, quando evoca o fantasma da Venezuela para alertar contra uma suposta interferência do Executivo na Justiça, obtém o efeito oposto, de semear dúvidas sobre a autonomia do Supremo e o resultado do julgamento, seja este qual for.”

FONTE: escrito por Claudia Antunes, na “Folha de São Paulo”  (http://www1.folha.uol.com.br/fsp/opiniao/45995-o-intrigante-mendes.shtml) [Imagem do Google adicionada por este blog ‘democracia&política’].

COMPLEMENTAÇÃO

VENEZUELA DENUNCIA AFRONTA DE GILMAR MENDES CONTRA PAÍS

Maximilien Arveláiz, embaixador da Venezuela

“Em nota oficial distribuída na quarta-feira (30), a embaixada da Venezuela no Brasil condenou a frase dita por Gilmar Mendes ao jornal carioca ‘O Globo’, de que o Brasil "não é a Venezuela de Chávez, onde o mandatário, quando contrariado, mandou até prender juiz". Caso seja verdadeira, a frase reflete a profunda ignorância do membro do Superior Tribunal Federal sobre o país vizinho.

Mendes teria soltado a "pérola" em uma entrevista no jornal carioca, que repercutem a suposta "solicitação" do ex-presidente Lula para que ele interferisse a favor dos réus no processo do "mensalão", em trâmite no STF.

Leia abaixo a íntegra da nota distribuída pela Embaixada da República Bolivariana da Venezuela no Brasil:

As declarações do ministro do STF Gilmar Mendes ao jornal ‘O Globo’ (leia em http://migre.me/9in9g), se de fato ocorreram, constituem uma afronta à população venezuelana, e demonstram profunda ignorância sobre a realidade de nosso país.

Nossa Constituição, elaborada pela Assembleia Constituinte e referendada pelas urnas, determina a separação de poderes, estabelece direitos de cidadania e configura os instrumentos judiciais cabíveis, ou seja, o presidente da Venezuela não manda prender cidadão algum, independentemente do cargo que ocupe.


Recorrer à desinformação para envolver a Venezuela em debates que dizem respeito apenas aos brasileiros é atitude indecorosa – ainda mais partindo de um ministro da mais alta corte da nação irmã – e não reflete a parceria histórica entre Brasil e Venezuela.”


Maximilien Arveláiz, embaixador da República Bolivariana da Venezuela no Brasil”

FONTE da complementação: portal “Vermelho”  (http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=184630&id_secao=7)

Nenhum comentário: