Quatro ERJ-170 em táxi para decolagem
DE JANEIRO A SETEMBRO DESTE ANO, O PAÍS EXPORTOU US$ 3,2 BILHÕES EM AERONAVES, VOLUME 33% MAIOR DO QUE EM IGUAL PERÍODO DE 2011
Por Cristina Ribeiro de Carvalho, no “Brasil Econômico”
“Enquanto a balança comercial registra saldo negativo para as exportações de minério de ferro, com queda de 23,4% nos primeiros nove meses deste ano, o volume de vendas de aviões caminha na contramão, em trajetória ascendente. De janeiro a setembro deste ano, as receitas com exportações de aviões somaram US$ 3,2 bilhões, salto de 33% sobre os US$ 2,4 bilhões de igual período do ano anterior. O resultado levou esse produto de alto valor tecnológico agregado a subir do 13º lugar na lista dos mais vendidos para a 10º posição segundo dados do Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior (MDIC).
Apesar de alguns economistas considerarem os dados transitórios, por esse tipo de produto não ter demanda linear, como avalia o presidente em exercício da “Associação de Comércio Exterior do Brasil”, José Augusto de Castro, a perspectiva é de cenário favorável para esse segmento. O professor de comércio exterior da “Fundação Getúlio Vargas Management”, Evaldo Alves, diz que a venda de aviões continuará favorecendo da balança comercial brasileira nos próximo três a quatro anos. Essa manutenção de bons números será apoiada no aumento da demanda asiática por aeronaves comerciais - explica Alves - apontando a China, Malásia, Índia, Indonésia e Tailândia como os principais potenciais compradores.
Neste período de nove meses, dados do MDIC já apontam a China como principal compradora, com US$ 696,7 milhões e revela a Itália como novo grande mercado potencial, já que as exportações para lá saltaram 1.158% neste período frente ao mesmo de 2011. Por isso, afirmo que o resultado registrado não é meramente um salto aleatório no mercado aeronaves - comemora Alves.
EMBRAER
A empresa responsável por esses dados positivos é a Embraer, fabricante brasileira de aviões, que registrou, no primeiro semestre deste ano, vendas da ordem de US$ 2,8 bilhões, contra US$ 2,4 bilhões de igual período de 2011. O resultado, segundo balanço financeiro da companhia, representa a entrega de 56 aeronaves este ano, contra 45 em 2011.
Para o professor da Unicamp e ex-secretário de política econômica da Fazenda, Júlio Gomes de Almeida, a Embraer é uma prova de que é possível construir vantagens comparativas. Isso significa que um país não é fadado à visões ortodoxas, responsáveis por determinar que cada nação tem apenas uma aptidão específica de mercado. Com o Brasil, por exemplo, voltado a se especializar em produtos primários, diz. Por conta disso, Gomes afirma que as vantagem comparativas são construídas diariamente, tendo como base a constante busca pela inovação tecnológica, educação e capacitação de mão de obra. Isso foi bem construído pela Embraer, que teve como sua aliada uma forte política industrial, a qual deveria existir também paras os mais diversos setores, afirma.
Para atender o mercado mundial, o presidente da “Câmara de Comércio Italiana”, Pietro Petraglia, contou que a Itália renovou recentemente sua frota e buscou na Embraer os novos jatos. As companhias aéreas abriram mão da fabricante ítalo-russo Sukhoi pelos modelos da brasileira por constatar que a qualidade das aeronaves era superior, explica Petraglia. Em 2011, encomendou 15 jatos do modelo 175 da Embraer, com valor de US$ 38,6 milhões cada, com capacidade para 88 pessoas, e cinco do modelo 190, a US$ 42,8 milhões cada, com 100 assentos. Entre o final deste ano e início de 2013, temos já preparada uma lista de novos pedidos à Embraer, conta Petraglia, sem revelar detalhes da futura operação. Petraglia destaca, ainda, que a tecnologia dos aviões brasileiros já é conhecida mundialmente. Isso significa mais confiabilidade na hora do voo. Segundo ele, a facilidade encontrada no financiamento também influenciou a decisão. Nos outros mercados, as negociações são mais difíceis.”
FONTE: publicado em “Brasil Econômico” e transcrito no portal da FAB (http://www.fab.mil.br/portal/capa/index.php?page=notimp) [Imagem do Google adicionada por este blog ‘democracia&política’].
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