quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

PETROBRAS CRESCE TAMBÉM NA PETROQUÍMICA




Nova unidade da Fafen-SE reduz importação de fertilizantes e abastece mercado interno

Do blog "Fatos e Dados" da Petrobras

"Nossa nova unidade de produção de sulfato de amônio contribuirá para a redução da dependência brasileira de importação do produto. Situada na Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados de Sergipe (Fafen-SE), a planta tem capacidade para produzir até 303 mil toneladas/ano, o que equivale a 80% da demanda total da região Nordeste. O sulfato de amônio contém nitrogênio na composição e também é excelente fonte de enxofre, muito utilizado no cultivo de milho, cana-de-açúcar e algodão.

Investimos US$ 169 milhões na construção da unidade, gerando 884 empregos no pico de obra. Do total investido, 79% foram aplicados na aquisição de bens e serviços com conteúdo local. A planta, inaugurada no segundo semestre do ano passado, comercializou 34 mil toneladas de sulfato de amônio até dezembro. 

Além de reduzir a dependência do mercado externo por fertilizantes nitrogenados, a nova unidade de sulfato de amônio aumenta o nosso portfólio, confirmando a estratégia de consolidar nossa posição no mercado nacional de produtos gás químicos."

FONTE: do blog "Fatos e Dados" da Petrobras  (http://www.petrobras.com.br/fatos-e-dados/nova-unidade-da-fafen-se-reduz-importacao-de-fertilizantes-e-abastece-mercado-interno.htm).

COMPLEMENTAÇÃO

Concluímos o primeiro carregamento de nafta petroquímica da Refinaria Abreu e Lima


Do blog "Fatos e Dados" da Petrobras



"Realizamos terça-feira (13/01) o primeiro carregamento de nafta petroquímica da Refinaria Abreu e Lima (RNEST), dando início à programação de venda do produto. A nafta petroquímica será entregue ao cliente Braskem, grupo petroquímico com unidades em vários pontos do País. Do total de 56 mil e 650 metros cúbicos (m³) produzidos até o momento pela RNEST, foram expedidos neste primeiro carregamento 18 mil e 63 m³ do produto. O navio FSL Singapore, atracado no Porto de Suape, em Pernambuco, foi carregado com este volume e seguirá para São Sebastião, em São Paulo, onde será concluída a venda da nafta petroquímica para a Braskem.

A nafta petroquímica é produzida na Unidade de Destilação Atmosférica da RNEST, enviada aos tanques de armazenamento dentro da refinaria, certificada nos padrões da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), e posteriormente bombeada para navio, com apoio logístico da Transpetro.

A partir da nafta petroquímica, insumos petroquímicos como eteno, propeno, butadieno, benzeno e xileno são produzidos na Bahia, em São Paulo e no Rio Grande do Sul. Em seguida, esses produtos intermediários são transformados na própria Braskem, e também por seus clientes, em plásticos como polietileno, polipropileno, poliestireno e PET, além de borrachas sintéticas, fios de náilon e diversos outros produtos usados pela indústria nacional.

O consumidor final visualiza o resultado da indústria petroquímica já na forma de automóveis, eletrodomésticos, embalagens, produtos têxteis, detergentes e diversos outros materiais e bens que estão incorporados à vida quotidiana."


FONTE: do blog "Fatos e Dados" da Petrobras   (http://www.petrobras.com.br/fatos-e-dados/concluimos-o-primeiro-carregamento-de-nafta-petroquimica-da-refinaria-abreu-e-lima.htm).

Nenhum comentário: