domingo, 8 de fevereiro de 2015

DENÚNCIA: NA "LAVA-JATO": OU CONFESSA OU APODRECE!




Somos um governo de torturadores?

Por Fernando Brito

"As celas da Polícia Federal são dependências do Poder Executivo federal e, portanto, sujeitas à autoridade do Diretor da Polícia Federal, do Ministro da Justiça e da própria Presidenta da República.

O relato repugnante enviado a Paulo Henrique Amorim (veja o vídeo ao final do post) sobre as condições em que estão sendo mantidos há três meses os detentos -sem condenação ou julgamento – da Operação Lava Jato se configura em um escândalo de proporções internacionais.

Não porque, infelizmente, a situação possa ser semelhante da de milhares de outros presos nas reconhecidamente precárias prisões brasileiras, o que não é o caso da detenção da Polícia Federal em Curitiba, instalada num bom e moderno prédio que você vê na foto.

Mas porque isso é feito de forma deliberada, para extrair-lhes, verdadeiras ou falsas, delações premiadas – como as que estão sendo feitas às dúzias – e atingir sabe lá que píncaros em envolvimentos supostos de pessoas.

Maus-tratos deliberados, com esse fim, têm um nome: tortura.

E tortura é inadmissível contra quem quer que seja, do pedreiro Amarildo a um diretor da Mendes Júnior.

É um princípio, um crime hediondo, que não deixa de sê-lo se é feito com um chicote ou com pressões psicológicas.

Não se use o torpe argumento de que para eles se quer regalias porque são homens poderosos e ricos.

Pimenta Neves e Roger Abdelmassih também são e a eles, com razão, não se fez isso, embora tenham feito outras coisas, sem razão, bem mais gentis.

É um absurdo por serem seres humanos e por sermos, nós, seres humanos, que não nos comprazemos com o sofrimento desnecessário de outrem, seja quem for.

Talvez os mais jovens não saibam que foi o ferrenho anti-comunista Heráclito Sobral Pinto que, em defesa de Luis Carlos Prestes e de Harry Berger, comunistas, invocou contra Filinto Muller o artigo 14 da "Lei de Proteção aos Animais", que proibia “manter animais em lugares anti-higiênicos ou que lhe impeçam a respiração, o movimento ou o descanso, ou os privem de ar ou luz”.

Se a denúncia enviada a Paulo Henrique Amorim é falsa – tomara que seja! – tanto melhor para todos, inclusive para os responsáveis por aquele cárcere: pela ordem, o delegado local, o Diretor da PF, o Ministro da Justiça e a Presidente da República.

Mas exige explicações e apuração."


FONTE: escrito por Fernando Brito em seu blog "Tijolaço"  (http://tijolaco.com.br/blog/?p=24596).

COMPLEMENTAÇÃO

Os dias e as noites na Guantánamo do Dr. Moro



“Um advogado” faz denúncia que o portal "Conversa Afiada" (C Af) encaminha ao Ministro da Justiça, à PGR e ao Conselho Nacional de Justiça.

Já, para que não se façam cúmplices todos os que têm responsabilidades por aquela dependência do Estado brasileiro.

Em tempo: o delegado Anselmo ai citado é um dos delegados aecistas.


O delegado que tem os ouvidos do único juiz do Brasil

Foi ele quem errou ao inculpar José Carlos Cosenza, então diretor de Abastecimento da Petrobrás.

É ele o interlocutor mais frequente do único juiz do Brasil!

Viva a República Morinha: ou confessa ou apodrece!

FONTE da complementação: postado e apresentado em vídeo pelo jornalista Paulo Henrique Amorim em seu portal "Conversa Afiada"  (http://www.conversaafiada.com.br/tv-afiada/2015/02/06/os-dias-e-as-noites-na-guantanamo-do-dr-moro/).

2 comentários:

Dias Melhores disse...

Após tudo isso, pergunta-se : Onde está a OAB, os Sindicatos, a ABI, as ONG's de Direitos humanos e onde está o CNJ?
O Teori vai fazer o quê?

Unknown disse...

Minha opinião sobre o comentário de 'Dias Melhores' é a seguinte:
Os mesmos erros aconteceram no julgamento de exceção da AP 470 (mensalão) e no silêncio e engavetamento dos outros mensalões e denúncias contra a oposição. A mídia brasileira e os partidos atualmente na oposição (PSDB, DEM, PPS, PSB) são instrumentos de grandes interesses externos, principalmente dos EUA e Europa. Os donos da mídia são bilionários e totalmente de direita. Essa imprensa faz há décadas e diuturnamente "a cabeça" da elite mais rica e de grande parcela da classe média. Hoje, o objetivo prioritário da direita é derrubar a Dilma e o PT e voltar ao poder para atender os tais grandes interesses externos. Para isso, vale tudo. Esses órgãos que você citou são equipados com integrantes dessa classe "conservadora", "cabeças feitas" pela mídia e economicamente privilegiados. Assim, não tenho esperança que o STF, o PGR, o MP, e essas entidades que você citou queiram mudar os objetivos e a forma de atuação da Lava Jato, que parece que está dando certo para o objetivo prioritário da direita.
Maria Tereza