quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

LANÇAMENTO NA SUÉCIA DE FOGUETE ESPACIAL BRASILEIRO DESENVOLVIDO PELA FAB

Para lermos boas referências ao Brasil, temos que recorrer à imprensa estrangeira.
Por exemplo, lí ontem na revista francesa AIR & COSMOS, de aeronáutica e espaço, a seguinte notícia:

"AIR & COSMOS, 15 février 2008
Le 6 février, une fusée-sonde Texus-44, dérivée du VSB-30 brésilien, est lancée avec succès de l’Esrange."

Este mês, a britânica BBC Brasil já havia publicado:

"Suécia lançará tilápias ao espaço em foguete brasileiro

Cláudia Varejão Wallin, de Estocolmo, para a BBC Brasil , 11/02/08

"Foguete brasileiro levará 72 tilápias ao espaço

Um foguete brasileiro será lançado ao espaço nesta terça-feira na Suécia levando 72 peixes para um experimento que pode ajudar a esclarecer porque algumas pessoas ficam enjoadas em carros, barcos e outros meios de transporte.

O foguete VSB-30 será lançado no Centro Espacial de Esrange, no norte do país Europeu (Suécia), em uma missão que é parte do Projeto Texus, conduzido por cientistas alemães com financiamento da Agência Espacial Européia (ESA).

As 72 tilápias (Oreochromis mossambicus) vão ser catapultadas a uma altura de 260 km a 270 km. Durante aproximadamente seis minutos, o foguete ficara em ambiente de microgravidade, a fim de possibilitar o experimento.

Com os testes eles vão investigar as causas da chamada doença do movimento ou cinetose, caracterizada por sintomas como tontura, enjôo e náusea.
"Basicamente, os peixes vão ficar ‘mareados’ até conseguirem se adaptar às condições de microgravidade", disse a BBC Brasil a porta-voz da base de Esrange, Johanna Bergström-Roos.

Esta será a sexta missão do foguete brasileiro VSB-30 desde o lançamento inaugural na base de Alcântara (MA), em 2004.
Na Suécia, será o quarto vôo do foguete, desenvolvido por meio de uma parceria entre o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE/CTA/FAB) de São José dos Campos (SP) e a Agência Espacial Alemã.

A escolha dos peixes como cobaias, segundo os cientistas, se deve ao fato de que eles também podem ficar enjoados - embora nem todas as espécies sofram do problema. Peixes com cinetose, dizem eles, nadam em círculos contínuos.
"E escolhemos tilápias porque são peixes incrivelmente resistentes e fortes", explicou à BBC Brasil o cientista alemão Ralf Anken, que realiza os últimos preparativos para a missão na base de Esrange.

Outra razão, disse Anken, é que os peixes são animais vertebrados com estruturas de ouvido interno semelhantes às de mamíferos - o que, segundo o cientista, permitirá aplicar as conclusões do experimento aos estudos com humanos.

A causa da cinetose não é conhecida. Acredita-se que o enjôo seja resultado de informações desencontradas, que confundem o cérebro quando se anda de barco, por exemplo.

Durante o vôo, as tilápias vão ser monitoradas por câmeras de vídeo instaladas no foguete.
"Após o retorno da missão, vamos examinar se os peixes que necessitaram de maior tempo de adaptação à situação de gravidade reduzida possuem assimetrias nos ossos do ouvido interno", disse o cientista responsável pelo projeto.

Uma equipe de quatro brasileiros do IAE e do Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial, da Aeronáutica, acompanhará o lançamento na base de Esrange.

Segundo o gerente do Projeto VSB-30 no IAE (CTA/FAB), Eduardo Dori, o futuro do foguete brasileiro é promissor.
"Já temos propostas da Agência Espacial Alemã para realizar dois vôos por ano até 2010", disse Doria à BBC Brasil.

O VSB-30 tem 12 metros de comprimento e pesa mais de duas toneladas."

Nenhum comentário: