sábado, 23 de fevereiro de 2008

O DESASTRE DA CPMF

O "blog do Nassif" traz hoje um interessante artigo sobre a CPMF. Reproduzo-o abaixo. Nossos vários textos sobre o mesmo tema já postados em "democraciapolitica.blogspot.com" (sugiro vê-los) estão coerentes com o posicionamento do conceituado jornalista Luis Nassif.

"O desastre da CPMF

Duas políticas promissoras foram abandonadas de lado, depois que a CPMF foi derrubada no Senado.

A primeira, o reaparelhamento das universidades públicas. O ano iniciou com o setor entusiasmado com os projetos. Nas próximas semanas deverá entrar em greve por melhores salários.

O segundo foi o programa de produção de medicamentos, que dependia da melhoria do poder de compra do Ministério da Saúde.

Estão comprometidos também o PAC da Saúde e o PAC da Inovação.

Até agora o governo não deu sinais de como será o remanejamento das verbas, para compensar a queda da CPMF.

De qualquer modo, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso conseguiu ferir fundo o governo Lula, ao comandar o boicote à CPMF. Pena que setores relevantes da economia terão que pagar a conta da disputa política. Os governadores de estado também perderão.

Como se recorda, a bancada do PSDB na Câmara Federal tinha uma relação profícua de exigências ao governo. Em troca da aprovação, o governo se comprometeria a destinar a maior parcela dos recursos para a Saúde, definir indicadores de qualidade dos gastos públicos e limites para aumento de receita. O governo Luia praticamente concordara com todas as exigências. Caminhava-se para um pacto político de alto nível.

Tudo isso foi bombardeado no Senado, pela ação individual de Arthur Virgílio, comandado por FHC."

Nenhum comentário: