sexta-feira, 19 de junho de 2009

VENDA DE VEÍCULOS AVANÇA 10%

MODELOS FALTAM EM REVENDAS

“Perto do fim do prazo de vigência do IPI menor, as vendas da indústria automotiva deram um salto na primeira quinzena de junho.

Ainda sem o anúncio oficial do governo sobre a prorrogação do incentivo -cujo prazo expira no final do mês-, os consumidores anteciparam as compras para aproveitar os preços reduzidos. Com o corte do IPI, em dezembro, os carros ficaram em média 7% mais baratos.

Nos primeiros 15 dias do mês, foram vendidos 128.103 automóveis e comerciais leves, alta de 10,38% em relação ao mesmo período do ano passado e de 11,21% na comparação com a primeira quinzena de maio.

"Aconteceu exatamente o que observamos em março, ou seja, antecipação de compras, já que ninguém tem a certeza de que o IPI reduzido vai mesmo continuar", disse o presidente da Fenabrave (associação dos concessionários), Sérgio Reze.

A Folha apurou que o presidente Lula já decidiu que irá estender o incentivo, mas o anúncio não deve ser feito antecipadamente para não desestimular o mercado.

Com a corrida às concessionárias nas últimas semanas, o consumidor já enfrenta fila de até 90 dias para receber o carro zero. Em sete concessionárias da Grande São Paulo, só duas afirmaram não ter falta de carro zero. Na Destaque Fiat, em Arujá (Grande São Paulo), a espera para carros como o Palio chega a 90 dias.

Em seis lojas da Ford Highway, a demora é de até 30 dias para o Ford Ka 1.0 e 1.6. "Sobraram quatro Ford Ka nas seis lojas", diz o gerente Luis Roberto Batista.

De acordo com a Fenabrave, não há desabastecimento generalizado, e a espera ocorre com mais frequência em modelos que levam acessórios específicos.

FONTE: jornal Folha de São Paulo, em 18/06/2009, com informações do jornal "Agora".

Nenhum comentário: