quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

EMIR SADER: QUESTIONÁRIO PARA SERRA

"Questionário para o Serra

1. Qual sua plataforma para se candidatar à presidência no Brasil? Fala-se muito da sua segunda candidatura, mas nada sobre o que pretenderia fazer, caso chegasse a ganhar.

2. Quem, da equipe econômica de FHC, voltaria ao governo?

3. Sua campanha reivindicará o governo FHC, de que você participou desde o começo até o final, inclusive da equipe econômica? Se não vai reivindicar, quais os erros que esse governo – da mesma aliança que lhe apóia – cometeu?

4. Depois de ter abandonado a presidência da UNE e a prefeitura de São Paulo, vai abandonar de novo um cargo público para o qual se candidatou?

5. Você chegou a cogitar Arruda para seu vice. Não tinha nenhuma idéia dos escândalos? Não considera um erro grave de avaliação?

6. O governo FHC, com sua participação, elevou a taxa de juros ao recorde de 48% no começo de 1999, medida que não foi questionada por você, que agora questiona taxas de juros quase dez vezes menores do que aquela. Estava a favor daquela medida ou , senão estava, por que se calou?

7. Os tucanos paulistas privatizaram o Banespa, venderam para o banco espanhol Santander. Você ia fazer a mesma coisa com a Nossa Caixa, aí chegou o Banco do Brasil e evitou essa privatização. Casso fosse eleito presidente, o que pretende fazer com o Banco do Brasil, a Caixa Econômica e outras empresas estatais que FHC não conseguiu privatizar no seu governo? E com a Petrobrás?

8. Você critica vários aspectos da política internacional do governo Lula? Quem seria teu Ministro de Relações Exteriores? Celso Lafer? Luis Felipe Lampreia? Retomará a proposta de Tratados de Livre Comércio com os EUA, no lugar da integração regional [proposta manifestada na imprensa por Serra, nos anos FHC] ?

9. Quem seriam teus aliados regionais, no lugar dos aliados atuais do Brasil: a Colômbia de Uribe, o México de Calderón, o Chile – eventualmente – de Piñera?

10. Que privilégios voltará a ter a FSP (Força Serra Presidente), com quem você tem relações carnais?

11. O que aconteceria com o PAC, se fosse eleito presidente?"

FONTE: postado hoje (14/01) por Emir Sader no site "Carta Maior" [entre colchetes na 8ª pergunta colocado por este blog].

2 comentários:

Anônimo disse...

Creio que independentemente do partido político que cada pessoa se identifique, devemos sempre buscar o melhor para o nosso país através de questionamentos como este, e não nos mascararmos com ideais e/ou projetos partidários. Mesmo sendo mais simpatizante com as obras e ideologias do Partido da Social Democracia Brasileira, vejo necessidade sempre de procurarmos saber a quem dar representatividade nos diversos cargos de poder, sempre visando o meu bem estar e o da nação brasileira em geral.
De forma vasta, as ações que PT, PSDB, PDT e outros partidos promovem enquanto estão no poder afetam a todos, e por isso devemos ficar atentos à escolha e ao maior poder que uma população detém: o voto, a democracia (mesmo que seja muito longe de outras democracias “mais democráticas, nas quais não se aplica apenas um voto a cada dois anos). O provável candidato José Serra detém, sem dúvidas, de várias qualidades de um bom gestor da máquina pública. Apesar das críticas, não deixa de ser um governante exímio e de grande valia para o Brasil em geral. Porém, pode haver candidatos que dariam mais ao Brasil estando no poder. Sinceramente, creio que o candidato do meu partido não tem tudo a oferecer hoje com o que apresenta como Presidente da República, ficando um pouco decepcionado com a lista de candidatos a este cargo e acreditando que, se assim continuar, anularei meu voto (com muita decepção) na primeira eleição presidencial que poderei fazer uso do meu poder de voto. Todavia, devemos sempre pesquisar a fundo as medidas, propostas e compromissos que os candidatos assumem (principalmente os nossos) para podermos esclarecer o cenário político com o qual lidamos. Tais questões levantadas ao candidato tucano devem ser respondidas com caráter obrigatório à nação brasileira, pois, quanto mais esclarecedor for o candidato, mais chance de ele alcançar o que almeja. Vejo muitos fatores negativos do candidato em questão, porém não vejo nenhum positivo nos outros também que estão na corrida do Planalto. Medidas e políticas adotadas por José Serra podem ter sido ruins para alguns, porém jogar dados de que deixou o poder para concorrer a outros cargos públicos não tem fundamento, tendo em vista que todas as políticas geralmente são mantidas com o vice no poder. Argumentar fatos e políticas que ele realizou como ruins ou boas e colocá-las em pauta para discussão são, no meu parecer, válidas e justas, tanto para esclarecimento quanto para denúncias, denúncias estas que abrangem desde a falta de saneamento em algum lugar distante do estado de SP, fatos muitas vezes ignorado pelo Governo, até elevação injusta de impostos. Isso é política. Argumentar é fazer política. E é através de mecanismos como esse simples questionário que poderemos deter de informações fundamentais para a escolha do futuro do povo brasileiro. Argumentemos mais não só os candidatos à Presidência, mas ao governo, prefeituras, cargos legislativos, diretórios acadêmicos em nossas faculdades, ao síndico de nosso condomínio. Política não é apenas na esfera pública, política está em todo lugar nas nossas vidas e, quando todo mundo realizar este fato, viveremos em uma sociedade na qual as coisas vão funcionar bem.

Por Vitor Hugo Dahlstrøm

Unknown disse...

Prezado Vitor Hugo Dahlstrøm,
Obrigada pela visita. Você expressou bem seus pontos de vista. Concordo em muitos aspectos. Estimulo que você continue perseguindo seus ideais que visam ao bem do Brasil, e que use o seu poder de voto.
Porém, convictamente, não compartilho com os elogios a Serra. Apesar de ele ser muito protegido e exageradamente louvado pelos principais jornais, revistas e TVs da direita (Folha, Estadão, Globo, Veja etc) suas qualidades negativas (egocêntrico, arrogante, maquiavélico etc) são muito fortes. O governo FHC/PSDB/PFL do qual ele participou sem criticá-lo foi demasiado antinacional, causando muitos prejuízos ao Brasil. Além disso, muitos escândalos que o envolveram (ambulâncias, sanguessugas, Alstom e outros) foram abafados pela mídia demotucana, sem esclarecê-los.
Maria Tereza