sábado, 16 de janeiro de 2010
INVASÕES DOS EUA NO IRAQUE E NO AFEGANISTÃO MATARAM MAIS QUE O TERREMOTO NO HAITI
MORTOS DECORRENTES DAS INVASÕES MILITARES NORTE-AMERICANAS: IRAQUE = 103 mil; AFEGANISTÃO = 30 mil (total = 133 mil); HAITI = 50 mil. Contudo, se considerarmos somente 2009, o tremor no Haiti foi mais mortal.
Danos do homem e da natureza: as invasões militares foram consequência da necessidade dos EUA de garantir e controlar suprimentos de petróleo (do Iraque e do Casaquistão, via Afeganistão) para manter e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos norte-americanos; no Haiti, não houve causa humana.
Vejamos a seguinte reportagem de Terra Magazine:
Haiti: tremor matou mais que Guerra do Afeganistão em 2009
Se confirmada a estimativa da Cruz Vermelha, a tragédia no Haiti terá deixado mais vítimas do que a Guerra no Afeganistão.
Nesta quinta-feira, 14, o presidente do Haiti, René Perval, declarou que mais de 7 mil vítimas do terremoto que atingiu o país na última terça-feira haviam sido enterradas em uma vala comum.
O número supera com folga as mortes na guerra travada pelos Estados Unidos no Afeganistão em 2009, quando 2.412 civis morreram devido ao conflito, de acordo com a ONU (Organização das Nações Unidas). É o número mais alto desde a invasão norte-americana à nação asiática, em 2001.
Já o site independente iCasualties, contabiliza 1589 baixas nas forças de ocupação do país até o início deste ano. As vítimas do sismo no Haiti, porém, podem chegar a 50 mil, segundo estimativa da Cruz Vermelha internacional.
Se a estimativa for confirmada, a tragédia no país caribenho terá deixado mais vítimas em um único dia do que os oito anos de Guerra no Afeganistão, cujos embates teriam, a depender do levantamento, de 10 mil a 30 mil vítimas, entre militares, insurgentes e civis.
Para efeito de comparação: a Guerra do Iraque, iniciada em 2003 pelos Estados Unidos, registrou até dezembro entre 95 mil e 103 mil mortos, segundo levantamento do projeto Iraq Body Count.
País mais pobre das Américas, o Haiti foi atingido por um terremoto de 7.3 graus na escala Richter na terça-feira, 12. Foi o mais forte sismo a atingir o território haitiano nos últimos 200 anos.
Atualmente, o país ocupa o 146º lugar entre os 177 países avaliados no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Mais da metade da população vive com menos de 1 dólar por dia."
FONTE: reportagem de Diego Salmen publicada no portal Terra Magazine [título e 1º e 2º parágrafos colocados por este blog].
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário