terça-feira, 5 de janeiro de 2010

RECORDE DE PASSAGEIROS NOS AEROPORTOS EM 2009


Movimento é recorde nos aeroportos em 2009


"Os aeroportos brasileiros registraram um fluxo de embarques e desembarques superior a 126 milhões em 2009, segundo projeção divulgada ontem pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Esse movimento, de acordo com a agência, é recorde e superior em 13 milhões ao verificado em 2008. Já na comparação com 2007 são 15,4 milhões de embarques e desembarques a mais. O índice de voos com mais de 30 minutos de atraso ficou em 11% no ano passado.

"O aumento da concorrência, dado pelo maior número de empresas e aeroportos disponíveis, levou a uma melhoria no serviço. O Aeroporto Santos Dumont (RJ) teve um efeito importante neste processo, inclusive liberando o Galeão para novos voos. Além disso, a Anac tomou medidas para distribuir os voos fora dos horários de pico e adequamos a capacidade operacional de Guarulhos (SP)", afirma a presidente da Anac, Solange Paiva Vieira, por meio de comunicado.

A média de voos atrasados nos aeroportos começou a ser apurada em maio de 2007. Naquele ano, o índice de atrasos ficou em 28,6%. Em 2008, a taxa de voos atrasados foi de 17,5%, segundo a Anac.

No período de Natal, a Infraero registrou um índice médio de atrasos de cerca de 10%, o melhor desempenho para o período dos últimos três anos, conforme afirmou recentemente ao Valor o superintendente de operações da Infraero, Marçal Goulart.

De acordo com ele, a tendência para o período do Ano Novo é a de que a taxa de 10% de voos com mais de 30 minutos de atraso verificada no Natal tenha se repetido.

A Anac destaca que durante o período de festas de fim de ano houve uma operação conjunta com o Ministério da Defesa, Infraero e Aeronáutica para evitar transtornos nos aeroportos. As companhias aéreas, por sua vez, também implementaram planos de contingência, com aeronaves, tripulação e trabalhadores de serviços em terra adicionais.

Por companhias, a que mais registrou atrasos em todo ao ano de 2009 foi a WebJet (13,1%), seguida pela Gol e Varig (10,1%), TAM (10%), OceanAir (8,3%) e Azul (8,1%).

Para este ano, a presidente da Anac estima que o crescimento do fluxo de passageiros transportados deve ficar em torno de 8%, inferior à sua estimativa de 12% para 2009, por causa das restrições de operação em aeroportos congestionados, como o internacional de Guarulhos."

FONTE: publicado hoje (05/01) no jornal Valor Econômico.

Nenhum comentário: