Número de falências decretadas em 2009 é o menor em 4 anos, diz Serasa
"Em 2009, o Brasil registrou 908 falências decretadas, o menor número já observado desde 2005, quando foi promulgada a Nova Lei de Falências no país, segundo pesquisa da Serasa.
Desse total, 831, ou 91,5%, corresponderam a microempresas.
Por outro lado, as falências decretadas em médias e grandes empresas cresceram, aponta a pesquisa. Foram 58 decretos para as médias e 19 para as pequenas, contra respectivos 52 e 17 do ano anterior. Segundo a Serasa, o fato é explicado porque as companhias desse porte foram as que mais sofreram com a crise, devido à recessão no mercados internacionais e à valorização do real, que aumentou a perda da competitidade.
Pedidos
Apesar do decréscimo nas falências decretadas, os pedidos de falência cresceram durante o ano passado. Foram 2371 requerimentos contra 2243 registrados em 2008.
“Os requerimentos de falência foram muito utilizados em 2009, ora como instrumento de cobrança, ora como consequência das dificuldades que as empresas passaram com o crédito restrito, em decorrência das incertezas em relação à crise financeira global”, diz a Serasa.
A pesquisa também mostrou um aumento nos pedidos das recuperações judiciais, que mais que dobraram em 2009 e atingiram 670 requerimentos, contra 312 de 2008.
“O instrumento foi uma alternativa utilizada em 2009 pelas empresas em dificuldades, para evitarem a falência”, afirma a pesquisa.
Apesar desse crescimento, a Serasa aponta que os pedidos de falência e recuperação judicial devem cair ao longo de 2010 em reflexo ao crescimento maior da economia brasileira e a recuperação do crédito disponível para as empresas."
FONTE: publicado hoje (07/01) no portal UOL.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário