sábado, 21 de agosto de 2010

A “ESTRANHA” PRESSÃO CONTRA A CAPITALIZAÇÃO DA PETROBRAS E SUA EXPLORAÇÃO DO PRÉ-SAL

APESAR DE CONTRARIAR GRANDES INTERESSES ESTRANGEIROS (DEFENDIDOS PELA OPOSIÇÃO E PELA GRANDE MÍDIA), MANTEGA CONFIRMA CAPITALIZAÇÃO DA PETROBRAS PARA SETEMBRO

“O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou (20/08) que a capitalização da Petrobras está mantida para setembro. “Fica mantido o que a empresa tem dito”, afirmou o ministro quando perguntado sobre a data da capitalização.

A estatal confirmou (20/08) que a operação deve ser feita até o dia 30 de setembro, embora dependa da definição do preço do barril de petróleo extraído do pré-sal cedidos pela União (cessão onerosa).

As empresas certificadoras responsáveis por definir o valor do preço do barril já apresentaram seus preços, mas Mantega evitou citá-los. “Recebemos os dados ontem, são dados preliminares. Não são relatórios definitivos e estão sujeitos a mudanças”, afirmou após assinatura de acordo da Prefeitura do Rio com o Banco Mundial.

O ministro informou que o próximo passo do governo será estudar as análises das certificadoras. “São vários dados. O potencial das áreas, tempo de duração, rentabilidade. Tudo tem que ser analisado. Não dá para chegar em 15 minutos olhar os dados e chegar a alguma conclusão”, disse.
A expectativa do mercado é que o barril de petróleo do pré-sal custe entre US$ 5 e US$ 10.”

FONTE: reportagem de Isabela Vieira divulgada pela Agência Brasil (edição: Lílian Beraldo) [título e 1º parágrafo colocados por este blog].

Nenhum comentário: