sábado, 21 de agosto de 2010

OS 40 ANOS DO AVIÃO AGRÍCOLA IPANEMA


“A Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer) comemorou no final de julho os quarenta anos do vôo inaugural do avião agrícola Ipanema. Em 31 de julho de 1970 decolou da sede da Embraer em São José dos Campos (SP) o primeiro protótipo do Ipanema que recebeu a homologação aeronáutica um ano depois, em dezembro de 1971. O Ipanema é o primeiro avião da Embraer que utiliza o etanol como combustível.

O desenvolvimento do Ipanema ocorreu por uma solicitação do Ministério da Agricultura e o projeto da aeronave foi gerado nas pranchetas e laboratórios do antigo CTA (Centro Técnico de Aeronáutica), hoje DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial), órgão do Comando da Aeronáutica (COMAER). O avião foi concebido para ser utilizado na agricultura, principalmente na pulverização de lavouras, e para substituir modelos importados.

Cada unidade do Ipanema é comercializada por cerca de R$ 600 mil e já foram vendidos até o presente mais de 1.100 aviões. Cerca de 75% das unidades entregues estão ainda em operação no Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Senegal. A produção do Ipanema é feita pela empresa Neiva, uma subsidiária da Embraer situada na cidade de Botucatu (SP) e que atua na fabricação de aeronaves de pequeno porte.

Em 2004 o Ipanema recebeu a Certificação Aeronáutica para funcionar totalmente a base de álcool hidratado, combustível desenvolvido no Brasil e utilizado por grande parte da frota nacional de automóveis. A partir de então passou a ser a primeira aeronave produzida em série no mundo que sai da fábrica certificada para voar com biocombustível (etanol). O projeto da conversão do motor do Ipanema foi realizado em parceria com o DCTA. Em 2005 a conceituada revista ’Scientific American’ considerou a novidade como uma das 50 invenções mais importantes do ano.

Atualmente a Embraer em parceria com outras empresas estuda a adoção de biocombustíveis para outros aviões da sua frota. Já foram iniciadas pesquisas para possibilitar o uso de bioquerosene nos E-Jets.”

FONTE: reportagem de Jony Santellano, de São José dos Campos-SP, publicada no site www.agoravale.com.br www.brasilwiki.com.br.

Nenhum comentário: