terça-feira, 25 de janeiro de 2011

FX-2: LULA SE SENTIU TRAÍDO PELO PRESIDENTE DA FRANÇA


CAÇAS: DILMA DESISTIU DE ACORDO, APÓS AVAL DE LULA POR DECEPÇÃO COM ATITUDES DE SARKOZY E OBAMA

“Antes de deixar o cargo, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva liberou a presidente Dilma Rousseff do compromisso de manter o acordo político travado nos bastidores com o governo da França pela compra de 36 caças para a Força Aérea Brasileira à empresa francesa Dassault.

Internamente, já era dada como certa no governo a aquisição dos caças Rafale [foto]. Mas, segundo interlocutores, Lula considerou que o acerto político havia perdido a validade depois que se sentiu traído pelo presidente da França, Nicolas Sarkozy, no episódio do acordo proposto por Brasil e Turquia no caso do Irã.

Segundo relato de amigos, Lula revelou que foi estimulado por Sarkozy a avançar nas negociações com o Irã para o fechamento do acordo sobre o enriquecimento de urânio daquele país. Em maio, os dois chegaram a se encontrar reservadamente em Madri para tratar do assunto, durante 6ª Cúpula União Europeia, América Latina e Caribe.

Logo depois, o Irã aceitou os termos do acordo acertado com Brasil e Turquia para o enriquecimento de urânio iraniano em território turco

[Este blog acrescenta a seguir, entre colchetes, a depreensão de outros fatos e de sentimentos de Lula, baseado em informações esparsas já divulgadas pela imprensa.

O Acordo Brasil-Irã-Turquia foi alcançado pelo Brasil dentro dos termos previamente solicitados a Lula por Obama e Sarkozy. A pedido de Sarkozy, Lula também conseguiu no Irã, com rapidez, a libertação de ativista francesa lá presa. Nesse episódio, a parte combinada com Sarkozy seria ele telefonar, agradecendo, para Mahmoud Ahmadinejad. O presidente francês não cumpriu
].

Mas, para a surpresa [e decepção] de Lula, depois da [igualmente decepcionante, mas historicamente nada surpreendente, hipócrita continuação da] pressão dos Estados Unidos [contra o Irã], Sarkozy [de novo, não cumpriu sua parte nos compromissos com Lula e, em humilhante submissão aos EUA], voltou atrás, e a França [ignorou o acordo alcançado pelo Brasil e Turquia e] votou a favor de novas sanções ao Irã no Conselho de Segurança das Nações Unidas. A adoção de sanções dependia do voto favorável de todos os integrantes permanentes do conselho [do qual a França faz parte].

Diante da [desilusão com a] nova posição de Sarkozy, [e ciente que os decisórios acordos de offset exigem crédito nos compromissos do vendedor] Lula decidiu empurrar com a barriga a decisão sobre os caças e depois avisou a Dilma que ela ficasse livre de qualquer compromisso político.

Em 2009, Lula havia recebido Sarkozy no Brasil e até manifestou simpatia pública pela proposta francesa. Mas, em dezembro passado [depois desses "lances baixos”], quando o negócio parecia próximo de um desfecho, Lula disse que deixaria a decisão final para sua sucessora. Agora, o novo processo de compra deve se arrastar o ano inteiro e sómente ser concretizado em 2012.”

FONTE: jornal “O GLOBO”. Transcrito no site “DefesaNet” (http://www.defesanet.com.br/01_lz/fx2/110124_glo_fx2_acordo_dilma.html) [título, imagens do Google e trechos entre colchetes adicionados por este blog].

Nenhum comentário: