sexta-feira, 28 de janeiro de 2011
MERCADO DE ENERGIA: RESPOSTAS DA PETROBRAS AO JORNAL DO BRASIL
"Referente à matéria “Combustão verde e amarela” (Parte 1 e Parte 2), publicada quinta-feira (27/01) pelo Jornal do Brasil digital. Confira, abaixo, as respostas da Petrobras ao veículo.
Pergunta: Em pouco mais de uma década a Petrobras (PB) passou de 27 a 3º posição no ranking (PFC Energy). Qual foi o fator decisivo para essa virada?
Resposta: Esse período foi marcado por grandes realizações, tais como a descoberta do petróleo na camada do pré-sal, a capitalização da Companhia e a aprovação, por parte do Congresso, do novo marco regulatório para exploração e produção nas áreas do pré-sal e em áreas estratégicas. Os testes preliminares realizados em quatro áreas do pré-sal (três na Bacia de Santos e uma na Bacia de Campos) permitiram estimar volumes potencialmente recuperáveis entre 10,6 bilhões e 16,3 bilhões de barris equivalentes – BOE (petróleo e gás), o que pode futuramente dobrar as reservas brasileiras de petróleo e gás que atualmente são da ordem de 15,9 bilhões de barris de óleo equivalente (petróleo e gás) de acordo com o critério SPE. Em dezembro de 2010, a companhia comunicou a declaração de comercialidade dos campos de Lula e Cernambi, que juntos têm 8,3 bilhões de barris de óleo equivalente.
A oferta pública de ações da Companhia concluída em novembro do ano passado resultou em um aumento de capital de R$ 120 bilhões 249 milhões.
Além disso, a mudança do marco regulatório, proposta pelo governo, aprovada pelo Congresso e sancionada no fim do ano passado, que substitui o modelo de concessão pelo mecanismo de partilha da produção, determina que a Petrobras seja a operadora única dos blocos de exploração do pré-sal e terá uma participação de 30% dos consórcios que forem formados, o que atribui à Companhia um papel extremamente importante no cenário nacional e internacional quanto à sua capacidade futura de produção e reservas. Esses e outros fatores foram determinantes para este salto.
Pergunta: Como a PB administra seus projetos, quando interesses de governo são contrários aos dos demais acionistas?
Resposta: Com diversos prêmios acumulados na área de governança, e transparência reconhecida internacionalmente, a Petrobras faz uso dos mais avançados instrumentos de gestão empresarial. Por ser uma companhia de capital aberto, está sujeita às regras da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e da Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros (BM&FBovespa). No exterior, cumpre as normas da ‘Securities and Exchange Commission’ (SEC) e da ‘New York Stock Exchange’ (NYSE), nos Estados Unidos; do Latibex da Bolsa de Madri, na Espanha; da Bolsa de Comércio de Buenos Aires e da Comisión Nacional de Valores (CNV), na Argentina. A companhia segue procedimentos de gestão compatíveis com as normas dos mercados em que atua, de modo a garantir a adoção de padrões internacionais de transparência. Dessa forma, reforça sua credibilidade no mercado e aprimora o relacionamento com seus públicos de interesse: acionistas, investidores, clientes, fornecedores, empregados e sociedade, entre outros. Seu Conselho de Administração é composto por membros eleitos em Assembléia Geral Ordinária e conta com representantes do acionista controlador, dos acionistas minoritários titulares de ações ordinárias e dos acionistas titulares de ações preferenciais. O Conselho visa a promover a prosperidade de longo prazo do negócio, por meio de uma postura ativa e independente e considerando sempre o interesse de todos os acionistas. Este objetivo deve ser alcançado através da supervisão dos atos de gestão da Diretoria Executiva e fixação das diretrizes estratégicas da Companhia.
Pergunta: Quais as ações que estão sendo tomadas para a valorização da marca internacionalmente?
Resposta: A Companhia visa a integrar os três pilares de sua estratégia corporativa: crescimento, rentabilidade e responsabilidade social. As ações efetivas da Petrobras baseadas nesses pilares e a comunicação dessas atividades influencia na formação de opiniões e percepções dos públicos. Um exemplo é que o percentual de matérias positivas sobre a Petrobras em relação ao total de reportagens veiculadas no exterior sobre a empresa fica em torno de 80%. Em outubro do ano passado, a Petrobras, pela quarta vez consecutiva, foi eleita a empresa mais respeitada do setor de energia e petróleo, conforme levantamento do ‘Reputation Institute’. A Companhia superou por três pontos a norueguesa ‘Stait Oil’, segunda colocada. No ranking global, a Petrobras ficou em 43º lugar e o Google ficou em primeiro lugar. De acordo com análise feita em 2010 pela Consultoria ‘BrandAnalytics’, o valor da marca Petrobras é de R$ 19,27 bilhões.
Pergunta: Qual o impacto que o acidente no Golfo do México trouxe à Petrobras? Ele fez com que as empresas do ramo repensassem questões de segurança?
Resposta: A Petrobras sempre executou robusta política de boas práticas e de elevado rigor técnico nos aspectos relacionados a equipamentos e à capacitação de pessoal. A empresa atua obedecendo a rigorosos procedimentos operacionais, principalmente aqueles que se referem à segurança operacional. Isso faz parte de sua cultura e foi construído ao longo de sua história. Esta política se aplica a todos os segmentos e cenários onde atua.
As exigências das autoridades governamentais e órgãos reguladores se tornarão, sem dúvida, mais rígidas. A necessidade de adequação da atividade petrolífera às novas regulamentações, em matéria de segurança e gerenciamento de riscos, poderá resultar em custos mais elevados devido à necessidade de revisão dos critérios técnicos empregados pelas companhias petrolíferas neste tipo de atividade, assim como os dispêndios com contratos de seguro de plataformas também deverão se tornar mais onerosos.
Pergunta: A visão da Petrobras é ser uma empresa brasileira com negócios no exterior ou uma multinacional sediada no Brasil?
Resposta: A visão da Petrobras é ser uma das cinco maiores empresas integradas de energia do mundo e a preferida pelos nossos públicos de interesse.
Isso significa atuar de forma segura e rentável, com responsabilidade social e ambiental, nos mercados nacional e internacional, fornecendo produtos e serviços adequados às necessidades dos clientes e contribuindo para o desenvolvimento do Brasil e dos países onde atua. A Petrobras é movida pelo desafio de prover a energia capaz de impulsionar o desenvolvimento e garantir o futuro da sociedade com competência, ética, cordialidade e respeito à diversidade.
Pergunta: Qual o valor de mercado que a Petrobras pretende atingir com a capitalização em curso?
Resposta: A companhia não tem entre seus objetivos atingir um valor de mercado predeterminado. A capitalização, como respondido anteriormente, teve entre seus objetivos: obter novos recursos (aumento de liquidez) para investimentos, robustecendo a companhia, melhorar a estrutura de capital (desalavancagem), possibilitando novos financiamentos e realizar o pagamento da Cessão Onerosa. No entanto, salientamos que a mesma já foi concluída e resultou em um aumento de capital de R$ 85 bilhões 108 milhões para R$205 bilhões 357 milhões. Foi a maior oferta de ações em escala mundial.”
FONTE: blog “Fatos e Dados”, da Petrobras (http://fatosedados.blogspetrobras.com.br/?p=35667#respond) [imagem do Google adicionada por este blog]
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