quinta-feira, 14 de abril de 2011

MERVAL PEREIRA E O ELOGIO DOS BLOGS “LIMPINHOS”


[Quem conheceu e observou o jornalista Merval Pereira, quando de seu leal [?] trabalho no 'O Globo' com o falecido jornalista Antônio Teixeira Júnior em Brasília no início dos anos 80, não espera nada melhor dele]

Por Brizola Neto

“O colunista Merval Pereira, em sua coluna de ontem em ‘O Globo’, faz o elogio dos blogs “limpinhos” e, claro, de si próprio, esquecido daquilo que disse Miguel de Cervantes, pela boca de Sancho Pança:

- Louvor em boca própria é vitupério.

Diz ele que, tanto nos Estados Unidos quanto no Brasil, os sites e blogs “são aqueles que pertencem a companhias jornalísticas tradicionais, já testadas na árdua tarefa de selecionar e hierarquizar a informação”.

Não se pode duvidar da capacidade de Merval, até mesmo pela escolha das palavras.

Quando ele fala nos blogs que “pertencem a companhias jornalísticas tradicionais” dá a exata dimensão da dependência em que esses atuam.

Blogs são, ou deveriam ser, expressões pessoais de seus autores. Não vou discutir se Merval goza de ampla liberdade nas Organizações Globo porque, como suas opiniões não se contradizem com as do jornal –ao contrário, ele é um de seus formuladores– não haveria porque haver restrições. Nem mesmo se houve problemas nas suas avaliações “privê” sobre a campanha [de Serra e Dilma} para diplomatas americanos, como revelou o Wikileaks.

Mas experimente-se essa “ampla liberdade” para questionar o comportamento do gigante da comunicação e eu quero ver no que dá, não é?

Mas a “boa redação” de Merval não pára aí.

Ele fala na “árdua tarefa de selecionar e hierarquizar a informação”.

Claro que a informação é sempre selecionada. A questão é com que critérios ela é selecionada.

Nos blogs que assumem claramente sua linha política e deixam claro para seus leitores o que pensam e defendem, seus autores não escondem seu lado.

Nos “limpinhos”, por trás de suposta neutralidade, não é preciso nem óculos de grau para ver quais são suas preferências e seus ódios.

A hierarquia a que ele se refere, é claro, pode ser traduzida no “quem manda, quem obedece”.

Curiosamente, Merval se derrama em elogios ao blog “Huffington Post”, recentemente comprado pela AOL. Por ironia, no mesmo jornal, na página 21, a editoria “Digital & Mídia” noticia que o Huffington está sendo processado por não pagar nada aos colaboradores permanentes –e gratuitos –do site, vendido à gigante das telecomunicações por US$ 315 milhões.

Dinheiro alto e independência de espírito não costumam andar de braços dados.”

FONTE: escrito por Brizola Neto em seu blog “Tijolaço” (http://www.tijolaco.com/merval-pereira-e-o-elogio-dos-blogs-limpinhos/) [trecho inicial entre colchetes adicionado por este blog democraciapolitica]

Nenhum comentário: