sexta-feira, 29 de abril de 2011

GASOLINA (ESTATAL) NÃO SUBIU NEM SUMIU. E O ÁLCOOL (PRIVADO)?


Por Brizola Neto

“O 'Tijolaço' postou aqui, outro dia, a nota de esclarecimento da Petrobras mostrando que o preço da gasolina, nas refinarias, não sobe um centavo faz muito tempo.

A Petrobras informou ontem que não há um só caminhão tanque que chegue às suas refinarias que não consiga se abastecer de gasolina.

Os impostos, não é o caso de discutir seu mérito agora, também não tiveram aumentos, afora o dado pela governador Rosalba Ciarlini, do DEM, que subiu de 25 para 27% o ICMS dos combustíveis.

O preço do combustível subiu por causa do álcool anidro, misturado à razão de 25% à gasolina.

Um litro desse álcool já custa o mesmo que 2,6 litros de gasolina.
E acabou a entressafra.

Quarta-feira, o Procon de Goiás –governo do PSDB, insuspeito de radicalismos, não é?– autuou postos, distribuidoras e usinas por aumentarem em 46% o preço do álcool hidratado (diferente do anidro, é o vendido em bombas) alegando “entressafra e problemas climáticos” para explicar a falta do produto. Mas, curiosamente, seus estoques estavam 15% acima dos do ano passado.

A Presidente Dilma determinou, há quase um mês, que a ANP passasse a controlar mais severamente a indústria da cana, incluindo a moagem, sua destinação para a produção de açúcar e etanol (anidro e hidratado).

Até agora, nada.

O diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, reconheceu à agência Reuters que pode faltar gasolina em alguns postos por causa da escassez de etanol. “O mais difícil (em termos de abastecimento) é o etanol anidro para ser misturado à gasolina. Se houver falta de gasolina, pode ser causada por isso”.

Perguntar não ofende: o Ministério das Minas e Energia e a ANP estão esperando o quê?

A Petrobras segurar a crise no preço do petróleo é esforço que se pode e deve exigir dela, uma empresa pública. Mas não se pode pedir que ela aguente no lombo e na imagem a crise provocada pelas usinas, que são privadas.”

FONTE: escrito por Brizola Neto e publicado em seu blog “Tijolaço” (http://www.tijolaco.com/gasolina-nao-subiu-nem-sumiu-e-o-alcool/) [título modificado por este blog].

Nenhum comentário: