sexta-feira, 15 de abril de 2011

REPÚBLICA TCHECA PARTICIPARÁ DA AERONAVE DE TRANSPORTE MILITAR KC-390 DA EMBRAER


EMBRAER TERÁ PARCERIAS COM ARGENTINA E REPÚBLICA TCHECA

“O programa de desenvolvimento da aeronave de transporte militar KC-390 [acima, a imagem prevista] ganhou novos contornos esta semana (13) com a contratação de dois novos parceiros na Argentina e na República Tcheca.

A Embraer Defesa e Segurança, empresa que lidera o projeto, anunciou que a argentina FAdeA vai produzir as superfícies móveis de controle de sustentação da asa, chamadas de spoilers, além das portas do trem de pouso, do nariz da aeronave, porta da rampa, carenagens dos flapes, cone de cauda e armário eletrônico.

O acordo com a FAdeA, segundo o presidente da Embraer Defesa e Segurança, Luiz Carlos Aguiar, reforça o compromisso assumido pelo governo da Argentina em 2010, de compra de seis aeronaves KC-390. A intenção de adquirir as aeronaves está prevista em acordo assinado entre os ministérios da defesa de ambos os países em outubro do ano passado.

No segundo dia de realização da maior feira de defesa e segurança da América Latina (LAAD), a Embraer também anunciou acordo com a empresa tcheca Aero Vodochody, para o fornecimento de aeroestruturas ao cargueiro KC-390. De acordo com a Embraer, a Aero Vodochody também participará da fase de definição conjunta da configuração da aeronave e fornecerá a seção da fuselagem traseira II, as portas para paraquedistas e tripulação, porta de emergência e escotilhas, rampa de carga e bordo de ataque fixo, para os protótipos dos futuros aviões da produção seriada.

Da mesma forma que a Argentina, o governo da República Tcheca também assinou Declaração de Intenções com o Ministério da Defesa brasileiro, no ano passado, prevendo a compra de dois aviões KC-390.

A Aero Vodochody é o maior fabricante aeroespacial da República Tcheca e já produziu subconjuntos para a família de jatos comerciais Embraer 170/190.

Os acordos foram assinados com a presença dos ministros da Defesa da Argentina, Arturo Puricelli, e da República Tcheca, Jiri Sedizy.

O projeto do KC-390, segundo Aguiar, conta hoje com um total de 60 cartas de intenção de compra, sendo 28 da Força Aérea Brasileira (FAB), que através do Ministério da Defesa está investindo R$ 1,3 bilhão no programa de desenvolvimento da aeronave. Segundo o Ministro da Defesa, Nelson Jobim, para este ano estão previstos investimentos da ordem de R$ 237 milhões no cargueiro.

Além da Argentina e da República Tcheca, o KC-390 tem como parceiros Portugal, Chile e Colômbia.

A fase de comercialização, de acordo com Aguiar, será iniciada no fim deste ano, período em que a Embraer também já terá ideia melhor do preço do cargueiro no mercado. A produção do primeiro protótipo está planejada para ser iniciada em 2013 e o voo inaugural do KC-390, segundo a Embraer, deve acontecer em 2014.

Atualmente, a Embraer está na fase de definição dos sistemas críticos da aeronave: trem de pouso, que será fornecido pela ELEB, empresa vinculada à Embraer; e também os motores, sistemas de controle de voo e de carga. O processo de seleção dos parceiros nacionais do KC-390 também está em curso, mas só será finalizado após a definição das parcerias internacionais.”

FONTE: reportagem de Virgínia Silveira publicada no jornal “Valor Econômico” e transcrita no portal da FAB (http://www.fab.mil.br/portal/capa/index.php?datan=14/04/2011&page=mostra_notimpol) [imagem do Google adicionada por este blog].

Nenhum comentário: