sábado, 10 de dezembro de 2011

BRASIL É O 2º. DO MUNDO EM ENSINO TÉCNICO PROFISSIONAL

Presidenta Dilma recebe, no Palácio do Planalto, jovens que disputaram o “WorldSkills 2011”, o maior torneio de formação profissional do mundo. Brasil ficou em segundo lugar na competição. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

PRESIDENTA DILMA RECEBE ESTUDANTES MEDALHISTAS EM COMPETIÇÃO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL

“A presidenta Dilma Rousseff recebeu quarta-feira (7), no Palácio do Planalto, 27 jovens que disputaram em Londres, na Inglaterra, o “WorldSkills 2011”, o maior torneio de formação profissional do mundo. O desempenho desses estudantes, que ganharam seis medalhas de ouro, rendeu ao Brasil o segundo lugar na competição, atrás apenas da Coreia do Sul.

Os brasileiros, alunos do SENAI e do SENAC, competiram em 25 ocupações profissionais, como design gráfico, tecnologia da informação, mecatrônica e robótica móvel. No encontro com a presidenta Dilma, exibiam no peito as medalhas conquistadas nas provas que exigiram conhecimento prático e teórico de estudantes de 51 países.

Além do orgulho de representar o Brasil, temos o sentimento de gratidão por todos os envolvidos com a educação no país. E nós pretendemos continuar contribuindo com a educação profissional”, declarou o “webdesigner” Natã Miccael Barbosa, que cria e desenvolve páginas e sistemas para a internet.

A presidenta ganhou de presente um agasalho da delegação autografado por todos os competidores. Depois de posar para fotos, anunciou que o programa “Ciência Sem Fronteiras”, que destinará 100 mil bolsas de estudo para estudantes de Ciências Exatas, terá como um dos critérios de seleção o desempenho no “WorldSkills”.

O Brasil precisa dessa capacidade de inovar. Em todas as áreas, é possível inovar. E é muito importante que tenha jovens com as características de vocês: vencedores que superaram e chegaram a esse nível.”

O estudante de Engenharia Christian Alessi, que, ao lado do colega Maicon Pasin, ganhou a medalha de ouro em mecatrônica no “WorldSkills”, ressaltou a importância da expansão do ensino técnico no país.

O ensino técnico consegue colocar gente na indústria, para trabalhar na área. Com a especialização da faculdade, a gente consegue conciliar a teoria com a parte técnica.”

FONTE: Blog do Planalto. Transcrito no portal “Conversa Afiada”, de Paulo Henrique Amorim  (http://www.conversaafiada.com.br/brasil/2011/12/07/brasil-e-o-2o-em-ensino-profissional-que-horror/).

Nenhum comentário: