quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

ECONOMIA BRASILEIRA: RESPEITEM A VERDADE


Por Josias Gomes

Setores da ‘Grande Imprensa’ começam a reagir a seu modo (beirando uma certa revolta) à notícia veiculada pelos jornais ingleses de que a Grã Bretanha foi superada por um país da América do Sul na economia global, no caso, o Brasil.

Chegam a perguntar indignados se São Paulo é igual a Londres. Tentam diminuir o alcance da conquista brasileira questionando a situação da saúde e da educação no país.

Ora, caras pálidas, em primeiro lugar estamos tratando de números absolutamente frios relativos à economia. E, essa vitória, não pode ser negada, isto é, o Brasil é maior economicamente que a Grã Bretanha. Por favor, reconheçam o que a imprensa inglesa já o fez. A gestão econômica de Lula e Dilma, longe dos parâmetros neoliberais do ex-governo tucano, é vitoriosa.

Não se esqueçam, também, de assinalar o esforço que vem sendo desenvolvido pelo governo Dilma, na sequência do que fez Lula, para melhorar a gestão da saúde e da educação no Brasil, e os avanços que vêm sendo palmilhados. Muito pior do que é hoje foi na época de FHC, um acadêmico que não ampliou um palmo qualquer a educação superior pública brasileira. Preferiu deixar crescer o setor privado.

Diferentemente daquela época, Lula apostou, e Dilma também o faz na mesma proporção, no crescimento da oferta de vagas no ensino superior e médio federal, através da construção de grande número de Institutos Federais de Educação e de Universidades pelo país afora. Por sua vez, a aplicação de recursos na Saúde ganha enorme crescimento com a aprovação da Emenda 29, e novos parâmetros gerenciais paulatinamente adotados.

Mas, por favor, não esqueçam também de lembrar o criminoso processo de privatização de nossa economia patrocinado pelo governo tucano, que, se continuado no governo Lula, teria conduzido o país a fácil refém da economia internacional. A perigosa situação vivida pela economia brasileira em 2002 também é preciso ser lembrada. Enfim, que foi no governo petista que o Brasil livrou-se definitivamente das amarras do FMI.

Mas, pelo bem da verdade, não deixem de apreciar devidamente o avanço da economia brasileira no concerto nacional obtido nos governos Lula e Dilma. O que abre portas para que possamos, com a ajuda de todos, inclusive dos oposicionistas, avançarmos em todos os demais campos de nossa realidade, a fim de que os brasileiros possam tornar realidade o sonho acalentado durante os 500 anos de nossa existência.”

FONTE: escrito por Josias Gomes e publicado no portal do PT  (http://www.pt.org.br/noticias/view/artigo_economia_brasileira_respeitem_a_verdade_por_josias_gomes). [imagem do Google adicionada por este blog ‘democracia&política’].

2 comentários:

Probus disse...

José Graziano chega a Roma para assumir diretoria da FAO

http://noticias.bol.uol.com.br/internacional/2011/12/29/jose-graziano-chega-a-roma-para-assumir-diretoria-da-fao.jhtm

Unknown disse...

Probus,
José Graziano acumulou boa experiência no combate à fome durante o governo Lula e tem outras capacitações que indicam que ele será bem sucedido como Diretor-Geral da FAO. Contudo, as metas do milênio da ONU para a redução do nº de subnutridos até 2015 me parecem ambiciosas demais, considerando a crise hoje vivida pela Europa e EUA.
Maria Tereza