sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

EMBRAER VENDE SOFISTICADOS AVIÕES MILITARES PARA A ÍNDIA

EMB 145 AEW&C

EMBRAER - PRIMEIRO VÔO DO EMB 145 AEW&C DESENVOLVIDO PARA A ÍNDIA


“A Embraer realizou terça-feira (6) o vôo inaugural da primeira aeronave EMB 145 AEW&C (Airborne Early Warning & Control ou Alerta Aéreo Antecipado e Controle), de um total de três encomendadas do governo indiano. O vôo, que ocorreu na sede da Embraer, em São José dos Campos, transcorreu normalmente e todos os testes planejados foram executados com sucesso.

Este vôo conclui mais uma fase importante desse programa e inicia a campanha de testes em vôo”, disse Eduardo Bonini Santos Pinto, Vice-Presidente Sênior de Operações & COO - Embraer Defesa e Segurança. “Estamos caminhando para entregar a primeira aeronave durante o primeiro semestre de 2012.”

Baseado no comprovado jato regional ERJ 145, a aeronave tem sistema de reabastecimento em vôo, comunicação por satélite, aumento significativo na capacidade de geração elétrica e refrigeração, e amplo conjunto de modificações aerodinâmicas e estruturais. Essas melhorias permitirão a instalação de sistemas eletrônicos avançados atualmente em desenvolvimento pela “Organização de Desenvolvimento e Pesquisa em Defesa” (DRDO) da Índia sob coordenação da agência aeronáutica CABS (Centro de Sistemas Aeroembarcados).

Atualmente, há quatro aviões Embraer Legacy 600 sendo utilizados pela Força Aérea da Índia (IAF) para o transporte de autoridades indianas e estrangeiras. Um quinto Legacy 600 é operado pela “Força de Segurança de Fronteiras” (BSF), subordinada ao Ministério do Interior da Índia.

Embraer Legacy 600
A EMBRAER NA ÍNDIA

A Embraer tem forte presença no mercado indiano e tem como clientes de uma variedade de produtos tanto o governo nacional quanto organizações privadas. Além da IAF e da BSF, a Empresa tem obtido sucesso na venda de jatos executivos a companhias privadas na Índia, como “Aviators Pvt. Ltd.” - o primeiro cliente de jatos executivos Phenom na região - e “Invision Pvt. Ltd.”, que atualmente possui a maior encomenda de jatos Phenom 300 e Phenom 100 na Índia. Para apoiar as operações do crescente número de clientes e operadores de jatos executivos da Embraer no país, a Empresa nomeou a “Indamer. Pvt Ltd.” e a “Air Works Pvt. Ltd.” como centros de serviços autorizados.

SOBRE O EMB 145 AEW&C

O EMB 145 AEW&C (Airborne Early Warning & Control ou Alerta Aéreo Antecipado e Controle) é um dos integrantes da família de aeronaves e sistemas de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (Intelligence, Surveillance and Reconnaissance – ISR) da Embraer. O jato é derivado do ERJ 145, um dos mais bem-sucedidos jatos regionais no mundo, com mais de 1.100 aeronaves entregues e 19 milhões de horas de vôo acumuladas.

A Embraer oferece aeronaves versáteis, confiáveis e financeiramente acessíveis para missões ISR, mesclando perfeitamente eficiência e economia. Sua principal missão é detectar, rastrear e identificar alvos dentro da sua área de patrulhamento e transmitir essas informações para forças amigas, de modo a fornecer-lhes precisa e ampla visão do teatro de operações. O EMB 145 AEW&C também tem capacidade para monitorar o espaço aéreo, controlar o posicionamento de caças em missões de interceptação, inteligência de sinais e vigilância marítima, de fronteira e de Zonas Econômicas Exclusivas.

Dez aeronaves EMB 145 AEW&C já foram entregues a três forças aéreas no mundo. A Força Aérea Brasileira (FAB) opera cinco delas no Sistema de Vigilância da Amazônia (SIVAM). Uma outra aeronave está em serviço no México, com a “Secretaría de la Defensa Nacional” (SEDENA), e a Força Aérea da Grécia (Hellenic Air Force) tem quatro jatos operando junto à Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).

O EMB 145 AEW&C vendido para a Índia irá juntar-se à bem-sucedida família de aeronaves de vigilância da Embraer. Ele será equipado com conjunto completo de sistemas de missão, composto por potente radar de vigilância aérea e sistema de comando e controle, além de conjunto completo de sistemas de apoio à missão, tais como avançados sistemas de comunicação e apoio eletrônico, link de dados e dispositivos de autoproteção. Os sistemas de missão estão atualmente sendo desenvolvidos pelo CABS e pela DRDO, da Índia, e serão integrados com a plataforma do EMB 145, sob a coordenação do CABS.

A Embraer também está instalando, de acordo com os requisitos da DRDO, sistema de reabastecimento ar-ar, fonte adicional de energia elétrica e unidade extra de refrigeração sobre a plataforma anterior do EMB 145 AEW&C.”

FONTE: site “DefesaNet”  (http://www.defesanet.com.br/aviacao/noticia/3869/EMBRAER---Primeiro-Voo-do-EMB-145-AEW&C-Desenvolvido-para-a-India).

Nenhum comentário: