domingo, 11 de dezembro de 2011

IRÃ APRESENTA AVIÃO NÃO TRIPULADO (VANT ou DRONE) DOS EUA QUE INVADIU SEU ESPAÇO


Teerã exige explicações a Washington sobre o que chama de “violação de seu espaço aéreo”

“O governo do Irã apresentou na quinta-feira (8) uma pequena aeronave alegando ser o avião não tripulado dos EUA que foi abatido pelo Exército iraniano no último domingo (4). A imagem mostra um oficial de Teerã ao lado do general Amir Ali Hajizadeh observando o que seria o US RQ-170, um chamado “drone”, que é capaz de voar e até de atacar à distância, sem nenhuma pessoa a bordo.

No domingo, uma fonte militar anunciou pela TV que o exército iraniano derrubou uma aeronave não tripulada de reconhecimento dos Estados Unidos no leste do país. De acordo com a fonte militar, “a aeronave foi derrubada com poucos danos e capturada pelas Forças Armadas iranianas".

Fontes oficiais dos EUA disseram que não há nenhum indício de que uma aeronave norte-americana tenha sido abatida. Mas a missão da OTAN (aliança militar do ocidente) no Afeganistão, que é liderada pelos EUA, afirmou que a aeronave poderia ser um avião espião não tripulado e desarmado que foi perdido recentemente.

O impasse ocorre em momento em que o Irã está buscando conter a reação externa ao ataque à embaixada britânica em Teerã por jovens, no último dia 29, ocorrida [em retaliação] após o anúncio em Londres de que seriam impostas novas sanções ao banco central iraniano por conta das controvérsias em relação ao programa nuclear do país.

Em ‘retaliação [da retaliação’], o Reino Unido fechou sua representação na capital iraniana e determinou que todos os diplomatas iranianos deixassem Londres, medida que foi acompanhada por outros países da União Europeia, que chamaram seus embaixadores de volta.

Estados Unidos e Israel [que desenvolveram e possuem suas milhares de bombas atômicas e, com esse poder implícito, hipocritamente, ameaçam o Irã, dentro de estratégia já adotada no Iraque e Líbia que visa, ao final, o controle da produção e exportação do petróleo iraniano] não descartam uma ação militar nas instalações nucleares [para energia elétrica] iranianas se a diplomacia não conseguir resolver a disputa. O Irã rejeitou relatórios de Israel e Estados Unidos, com planos de ataque ao país, e advertiu que poderá revidar qualquer tentativa de invasão, atacando os interesses dos EUA no Golfo Pérsico e em Israel.

EMBAIXADOR SUÍÇO É CONVOCADO

Quinta-feira (8), o Ministério de Relações Exteriores do Irã convocou o embaixador suíço no Irã, que representa também os interesses dos EUA no país, para condenar a violação de seu espaço aéreo. Segundo o comunicado, transmitido pela TV local, o Irã “convocou o embaixador suíço para denunciar duramente a violação do espaço aéreo do país por um “drone” espião. O Irã também exige explicações do governo norte-americano e uma ação compensatória”.

FONTE: site “DefesaNet”  (http://www.defesanet.com.br/geopolitica/noticia/3909/Ira-apresenta-aviao-nao-tripulado-(drone)-dos-EUA) [trechos entre colchetes adicionados por este blog 'democracia&política'].

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

DRONE DOS EUA FOI ALVO DE CIBERATAQUE NO IRÃ

“Segundo site “Voz da Rússia”, a causa da queda de um avião não pilotado americano no domingo passado no território do Irã foi um ciberataque dos serviços secretos iranianos, comunicou a TV do Irã, exibindo no ar o aparelho invasor.

O aparelho não sofreu danos visíveis. O avião não pilotado está munido de sistemas sofisticados de observação, comunicação eletrônica e radares. O aparelho poderia ser utilizado, em particular, para tirar fotos de alta resolução, medir o fundo radioativo e colher provas de ar. Os meios de comunicação social americanos informaram, anteriormente, que o avião foi utilizado para "colher dados sobre estruturas do programa nuclear do Irã". [...]

FONTE: site “Voz da Rússia”. Transcrito no sitie “DefesaNet”  (http://www.defesanet.com.br/cyberwar/noticia/3914/Segundo-site--drone-dos-EUA--foi-alvo-de-ciberataque-no-Ira).

2 comentários:

Fluxo disse...

Maria Tereza, sugiro que seja postado o artigo abaixo, de autoria do Dr. Leonam dos Santos Guimarães, exibido no sítio "Defesa Net", sob o título "NUCLEAR - Nem Alarmismo nem Complacência com o IRÃ". É um texto muito equilibrado, creio, a respeito da situação do programa nuclear do Irã e suas possíveis implicações geopolíticas.

Unknown disse...

Fluxo,
Obrigada pela sugestão. Gostei do artigo. Já o copiei para postagem.
Maria Tereza