sexta-feira, 2 de março de 2012

ENTREGA DE GÁS PELA PETROBRAS: RECORDES ANUAL, MENSAL E DIÁRIO


“A Petrobras bateu novo recorde na entrega de gás natural ao mercado, em 2011, alcançando vazão anual de 37 milhões de metros cúbicos por dia de gás ofertado. Registrou, também, novos recordes mensal e diário: no mês de dezembro de 2011, a vazão ofertada alcançou a marca de 42,4 milhões de m3/dia; e no dia 23 desse mesmo mês, foram ofertados 46,1 milhões de m3.

O expressivo crescimento da oferta de gás nacional observado nos últimos anos é fruto de uma série de investimentos realizados no desenvolvimento de projetos de produção de gás natural, por meio do “Plano de Antecipação da Produção de Gás” (PLANGÁS). No âmbito do programa, vários novos campos começaram a produzir desde 2008 nas Bacias do Espírito Santo, de Campos e de Santos, com destaque aos campos de gás não associado de ‘Canapu” e “Camarupim”.

A significativa elevação da oferta de gás natural em 2011 foi possível graças à entrada em produção dos campos de “Mexilhão”, “Uruguá” e “Tambaú”, na Bacia de Santos, bem como ao início das operações da Unidade de Tratamento de Gás de Caraguatatuba e do Gasoduto Caraguatatuba-Taubaté, no Estado de São Paulo. Também na Bacia de Santos, teve destaque o início do aproveitamento do gás do pré-sal, com o escoamento da produção do “campo de Lula”.

Além do PLANGÁS, dois outros fatores foram de fundamental importância para os recordes observados: o êxito do “Programa de Otimização do Aproveitamento de Gás Natural” (POAG), que tem permitido melhorar o desempenho das unidades operacionais das regiões Sul e Sudeste, e o incremento da entrega de gás para geração termoelétrica na Região Norte.

RECORDE EM APROVEITAMENTE DE GÁS NATURAL

O aproveitamento do gás natural que é produzido junto com o petróleo nas plataformas da Petrobras atingiu a marca recorde de 89,2%, em 2011. Se somada à produção dos campos exclusivos de gás, essa marca alcança o recorde de 92% sobre a produção total de gás da Companhia.

Esse resultado é o melhor alcançado pela Petrobras desde 2004, quando o aproveitamento do gás associado ao petróleo chegou a 87,8%, e é consequência dos esforços empreendidos, principalmente, pelo “Programa de Otimização do Aproveitamento de Gás 2015” (POAG-2015), iniciado no 1º trimestre de 2010. O objetivo desse programa é elevar o “Índice de Utilização de Gás Associado da Companhia”, no Brasil, dos 79,1% obtidos em 2009, para 95% em 2015.

O Programa foi planejado ao longo de 2009, com foco nas regiões Sul e Sudeste, embora as regiões Norte e Nordeste também tenham contribuído para os resultados alcançados. O POAG foi criado para reduzir a emissão de gases de efeito estufa e atender às expectativas dos órgãos reguladores e da sociedade quanto à queima de gás natural, além de aumentar o aproveitamento do gás produzido e a eficiência energética da Petrobras.”

FONTE: blog “Fatos e Dados”, da Petrobras  (http://fatosedados.blogspetrobras.com.br/2012/03/01/entrega-de-gas-recordes-anual-mensal-e-diario/#more-51077) [Imagens do google adicionadas por este blog ‘democracia&política’].

Nenhum comentário: