sábado, 2 de junho de 2012

GILMAR, AGORA, INSINUA “TRAIÇÃO DE JOBIM”...

Gilmar Mendes

Por Saul Leblon

“Gilmar Mendes, no jornal ‘Valor’ de quarta-feira (30), insinuou que pode ter sido traído por Nelson Jobim no encontro entre os dois e o ex-presidente Lula, a quem atribui constrangimento por afirmações sobre o julgamento do mensalão e suas relações com Demóstenes e Cachoeira.

Gilmar Mendes vai adaptando a história à medida que ela perde consistência:

a) 'esqueceu', e ninguém mais o questiona sobre a versão original oferecida à “Veja”, cabalmente desmentida por Nelson Jobim, de que a conversa com Lula teria sido apenas entre os dois, “na cozinha do escritório de Jobim, sem a presença deste”;

b) ao “Valor”, diz textualmente que Jobim participou de 'toda a conversa';

c) ao “Globo”, terça-feira, aliviou as afirmações sobre Lula (ele está sob pressão) ao mesmo tempo em que acusou o ex-presidente de ser uma central de boatos sobre suas relações com Demóstenes e Cachoeira;

d) mais ainda: insinua que Jobim (Jobim que foi ministro de FHC, um conservador atritado com o PT) pode tê-lo atraído para uma armadilha.

Veja o trecho da entrevista ao “Valor” de 4ª feira:

Valor: O nome do Paulo Lacerda (ex-dirigente da ABIN demitido após uma denúncia nunca comprovada de Gilmar, que diz não ter 'tradição de desmentidos', sobre escutas em seu gabinete no STF) foi mencionado na conversa?


Mendes: Nessa conversa, Jobim perguntou: e Paulo Lacerda? Agora, as coisas passam a ter sentido.


Valor: Seria uma demonstração de que se tratava de chantagem?


Mendes: Pode ser. Interpretem como quiser.


Valor: Ou seja, que o próprio Jobim participou de uma tentativa de chantagem?


Mendes: Era uma conversa absolutamente normal, nós repassamos vários assuntos. Nós falamos sobre o Supremo, recomposição do Supremo, PEC da Bengala, a má articulação hoje entre o Judiciário e o Executivo. O Jobim participou da conversa inteira. Nesse contexto, cai uma ficha.


Valor: Que ficha caiu, de que seria uma estratégia?


Mendes: Isso é possível, vamos constrangê-lo com Paulo Lacerda. Não sei se é isso".

FONTE: escrito por Saul Leblon no site “Carta Maior”  (http://cartamaior.com.br/templates/postMostrar.cfm?blog_id=6&post_id=995)

Nenhum comentário: