quarta-feira, 3 de outubro de 2012

A-29 SUPER TUCANO SERÁ O NOVO AVIÃO DA “ESQUADRILHA DA FUMAÇA”

Após 29 anos voando o T-27 Tucano, a Fumaça inicia a transição para o voo em nova aeronave nacional, a exemplo do que aconteceu nos anos 80.

A Esquadrilha da Fumaça tem novidade para 2013. Daqui a um ano, deverão começar as apresentações com o caça A-29 Super Tucano. Os novos aviões, fabricados pela Embraer, têm mais que o dobro de potência dos T-27 Tucano que hoje equipam o Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), nome oficial da Esquadrilha. As apresentações vão mudar, inclusive com a volta da manobra conhecida como “Lancevack”, quando o avião faz uma série de "cambalhotas" rápidas pra frente.

A entrega das duas primeiras unidades do Super Tucano ocorreu na segunda-feira (1/10) na Academia da Força Aérea (AFA), sede do EDA, em Pirassununga, interior de São Paulo. "É com misto de júbilo e saudosismo que testemunhamos o T-27 Tucano passar a liderança do voo para o A-29 Super Tucano. Pousa o ágil bailarino e decola o destro guerreiro. Essa mudança é um marco na história", afirmou o Major-Brigadeiro do Ar José Magno Resende de Araújo, Chefe do Gabinete do Comandante da Aeronáutica, durante a cerimônia de entrega. Os demais aviões devem chegar em 2013, ano previsto para o início das apresentações com a nova aeronave.

Entre as principais diferenças entre as aeronaves está a velocidade. Enquanto o Tucano atinge 448 km/h, o Super Tucano vai até 590 km/h. "Existe considerável margem de manobra entre as velocidades recomendadas pelo fabricante e aquela na qual a aeronave poderá iniciar uma sequência acrobática, com significativa reserva de energia", analisa o Comandante da Esquadrilha, Tenente-Coronel-Aviador Wagner de Almeida Esteves. Traduzindo: as manobras vão ser mais velozes e poderão acontecer com intervalo ainda menor, com mais intensidade.

O EDA vai deixar de voar um treinador, utilizado para instrução de futuros aviadores no Brasil, para adotar um caça, o mesmo que faz a vigilância das fronteiras do país.

O Super Tucano voa pela Força Aérea Brasileira desde 2005 com a missão de formar os futuros pilotos de combate, bem como para missões de ataque e de interceptação de aeronaves de baixo desempenho. Com aviões desse tipo, a FAB já destruiu pistas clandestinas na região amazônica e forçou aeronaves de narcotraficantes a pousarem após tiros de aviso. Além do Brasil, o modelo já foi exportado para oito países e participa de uma concorrência para equipar a USAF, a Força Aérea dos Estados Unidos.

Para o Coronel Esteves, além de substituir os Tucanos que já completaram 29 anos de uso, essa chegada é um marco para a própria indústria aeronáutica brasileira. "O EDA equipado com o A-29 irá incrementar a missão de fortalecer a imagem da indústria aeronáutica nacional, voando uma aeronave ainda em produção pela Embraer e com vasto mercado a ser explorado", explica.

Anualmente, a “Fumaça” participa de apresentações em outros países da Europa e América do Norte, Central e Sul. Só em 2012, foram visitadas Argentina, Bolívia e Chile.

No esquadrão, os A-29 vão receber um esquema de pintura especial e podem passar, ainda, por modificações para reduzir o peso, como a retirada dos canhões, cofres de munição e suportes para armamentos. Mas será mantido o conjunto de equipamentos eletrônicos que tornam o voo no Super Tucano mais seguro e confortável, como as telas multifunção e os sistemas de navegação e comunicação atualizados.

A turbina PT6A-68C, com 1.600 shp de potência, tem ainda controle digital que dá maior segurança para o tipo de voo da do EDA, quando os pilotos aumentam e reduzem a força do motor muitas vezes e com grande velocidade. Essas inovações, frente aos antigos T-27, vão facilitar também os traslados sobre oceanos e regiões como a Amazônia e a Cordilheira dos Andes, cenários que não são estranhos para a Esquadrilha da Fumaça.

IMPLANTAÇÃO

Em 2013, o EDA não irá fazer apresentações entre janeiro e agosto, período que será dedicada à formação de pilotos e mecânicos. Também, serão recebidas as demais aeronaves. Nessa época, a Fumaça terá a presença de militares de unidades aéreas que já operam o Super Tucano. O objetivo é que, a partir de 2014, o EDA possa realizar toda a formação do seu efetivo na pilotagem e manutenção do A-29.

Os preparativos para o recebimento dos Super Tucanos, no entanto, já começaram no início do ano passado. Seis pilotos e 12 mecânicos do EDA foram até Natal (RN), onde receberam instrução no caça no Esquadrão Joker (2º/5º GAV), unidade da FAB responsável pela formação de pilotos de combate.

Com um instrutor na cabine, os aviadores da Esquadrilha aprenderam a voar no Super Tucano para, em seguida, testar as manobras das apresentações. "O avião adaptou-se bem a nossa missão. Porém, com muito treinamento, a Fumaça vai colocar essas acrobacias em sequência e a baixa altura", explica o Major-Aviador Alexandre Ribeiro.

Quatro aviões são do modelo A-29B, para dois pilotos, e já servirão para a readaptação dos aviadores que passaram pelo treinamento em Natal. Os outros oito A-29 serão da versão A, para um piloto. Outra novidade é que, no futuro, a Esquadrilha da Fumaça deverá receber um avião de transporte para voos de apoio, como o transporte de mecânicos e suprimentos.

Com 60 anos, o Esquadrão de Demonstração Aérea já voou aviões T-6, T-24 e T-25, além dos T-27 Tucanos recebidos em 1983. Em 2002, após uma parada de dois anos para revisão das aeronaves, a Esquadrilha substituiu o antigo esquema de cores em vermelho e branco por um novo que utiliza as cores da bandeira do Brasil. A chegada dos A-29 também coincide com o fim da vida útil dos Tucanos, após, aproximadamente, 2.300 demonstrações com esse tipo de aeronave.

Tabela Comparativa:

T-27 TUCANO x A-29 SUPER TUCANO

--Fabricante: Embraer / Embraer
--Emprego: Treinamento / Caça, ataque e treinamento
--Motor: Turboélice Pratt & Whitney PT6A-25C de 750 Shp / turboélice Pratt & Whitney Canada PT6A-68C de 1.600 shp de potência
--Envergadura: 11,14 m / 11,14 m
--Comprimento: 9,86 m / 11,30 m
--Altura: 3,40 m / 3,97 m
--Peso vazio: 1.810 Kg / 3.200 kg
--Peso máximo: 3.175 Kg / 5.400 kg
--Velocidade máxima: 457 Km/h / 590 km/h
--Altitude máxima: 9.936 m / 10.665 m

ENTREVISTA - Manobras foram testadas com sucesso em Natal, no ano passado

No início do ano, pilotos da Esquadrilha da Fumaça testaram com êxito todas as manobras acrobáticas na aeronave A-29 Super Tucano. O Major-Aviador Alexandre Ribeiro, oficial de operações da unidade, participou dessa preparação.

Leia entrevista:

Agência Força Aérea - Dá para comparar o Tucano com o Super Tucano?

Major-Aviador Alexandre Ribeiro - O T-27 é mais leve que o A-29 e, por isso, é mais "dócil" para pilotar. Porém, o A-29 apresenta grande superioridade de potência, além da aviônica de ponta. Essas duas características ajudarão, sobremaneira, a pilotagem do Super Tucano na "Esquadrilha da Fumaça".

Agência Força Aérea - A apresentação vai ser a mesma?

Major-Aviador Alexandre - Durante a avaliação do A-29 em Natal, foram realizadas, com sucesso, todas as manobras do atual "display" de demonstração do EDA. Sobre as novas manobras, já posso afirmar que o Super Tucano é capaz de proporcionar a volta do nosso famoso “Lancevak”.

Agência Força Aérea - E a segurança?

Major-Aviador Alexandre - Sempre procuramos mais segurança e este avião possuí moderno sistema de avisos que facilita a ação do piloto durante o gerenciamento de alguma pane. Outro item que muito nos agradou foi o "horizonte artificial" apresentado no display na altura de visão do piloto (“head up display”-HUD). Para as acrobacias, há a necessidade de se visualizar o horizonte para "desenharmos o céu", mas nem sempre o céu está azul ou o horizonte é de fácil definição como num dia nublado num horizonte montanhoso. No A-29, o "horizonte" esta lá [no HUD], mesmo nesses dias e lugares!

Agência Força Aérea - O que significa este momento de transição?

Major-Aviador Alexandre - Vida longa ao EDA.”

FONTE: portal da FAB  (http://www.fab.mil.br/portal/capa/index.php?mostra=12789&FUMAÇA - Caça A-29 Super Tucano será o novo avião do Esquadrão de Demonstração Aérea).

COMPLEMENTAÇÃO: Vídeo da Esquadrilha da Fumaça com os atuais T-27 Tucano



FONTE DA COMPLENTAÇÃO: YouTube  (http://www.youtube.com/watch?v=9FDcXUcGHs8).

Nenhum comentário: