terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

PETROBRAS BATE SEXTO RECORDE ANUAL SEGUIDO




PETROBRAS BATE SEXTO RECORDE ANUAL SEGUIDO

"A estatal fechou 2014 batendo um novo recorde na produção de derivados de petróleo nas refinarias do País com uma produção 2,17 milhões de barris de petróleo por dia, volume que supera em 45 mil barris de petróleo/dia o recorde anterior, de 2013. Esse sexto recorde anual seguido demonstra, segundo nota divulgada pela empresa na madrugada de terça-feira, "o crescimento da produção de derivados em patamares sustentáveis". O aumento e os recordes ocorreram em diversos dos produtos refinados pela empresa, inclusive os mais consumidos pelo mercado, como a gasolina, o diesel e o querosene.

Por Nielmar de Oliveira, repórter da Agência Brasil

A Petrobras fechou 2014 batendo um novo recorde na produção de derivados de petróleo nas refinarias do país com uma produção 2,17 milhões de barris de petróleo por dia, volume que supera em 45 mil barris de petróleo/dia o recorde anterior, alcançado em 2013. Esse é o sexto recorde anual seguido, o que demonstra, segundo nota divulgada pela estatal na madrugada de terça-feira, "o crescimento da produção de derivados em patamares sustentáveis".

O aumento e os recordes ocorreram em diversos dos produtos refinados pela empresa, inclusive os mais consumidos pelo mercado, como a gasolina, o diesel e o querosene. As informações indicam que, em 2014, a produção de óleo diesel, combustível com alta demanda no setor de transporte rodoviário, totalizou 311 milhões de barris. Isso proporcionou um acréscimo de 1 milhão de barris em relação a 2013.

O início de operação das unidades de tratamento de diesel da Refinaria de Paulínia (Replan-SP), em novembro de 2013, da Refinaria Gabriel Passos (Regap–MG), em janeiro de 2014, e da Refinaria Alberto Pasqualini (Refap-RS), em setembro de 2014, contribuíram para o aumento da produção.

Responsáveis por 72,3% da produção de diesel, seis das refinarias que compõem o parque nacional de refino encerraram o ano passado com produção recorde em relação a 2013, a partir da maior utilização das unidades de destilação e de hidrotratamento: Replan, Refinaria Landulpho Alves (RLAM– BA), Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar–PR), Refinaria Presidente Bernardes (RPBC-SP), Refinaria Henrique Lage (Revap–SP) e Refinaria de Capuava (Recap–SP).

Já a produção de gasolina, outro produto com crescente demanda no mercado, mesmo tendo passado em janeiro de 2014 a ser comercializada com baixo teor de enxofre – 50 partes por milhão –, também obteve recorde anual. A produção do derivado totalizou 180 milhões de barris, com acréscimo de 1 milhão de barris em relação a 2013. O crescimento foi alcançado com a maior utilização das unidades de craqueamento – processo utilizado para transformar óleos pesados em derivados de petróleo mais nobres. Quatro refinarias obtiveram seus maiores níveis de produção anual e contribuíram significativamente para esse resultado, respondendo por 34,4% do volume de gasolina: RLAM, Refap, Regap e Recap.

A produção de querosene totalizou 38 milhões de barris em 2014, representando acréscimo de 3 milhões de barris em relação a 2013. A marca alcançada é resultado da otimização dos processos produtivos, do aproveitamento de sinergias entre as refinarias e da redistribuição de mercados entre os polos supridores, informou a Petrobras. Cinco refinarias alcançaram recorde anual, respondendo por 56,6% da produção de querosene: Refinaria Duque de Caxias (Reduc), Replan, Regap, Repar, além da Refinaria Isaac Sabbá (Reman–AM)."


FONTE: escrito por Nielmar de Oliveira, repórter da Agência Brasil. Transcrito no "Brasil 247"  (http://www.brasil247.com/pt/247/economia/168644/Petrobras-bate-sexto-recorde-anual-seguido.htm).

COMPLEMENTAÇÃO

Do blog "Fatos e Dados", da Petrobras:


Nossa produção de derivados no Brasil cresceu 2,1% em 2014


"Batemos novo recorde de produção de derivados em nossas refinarias no Brasil, em 2014, ao atingirmos a produção total de derivados de 2,17 milhões de bpd. O volume é 45 mil barris de petróleo dia superior ao recorde anterior, alcançado em 2013, com um aumento no ano de 2,1%. Este é o sexto recorde anual seguido, o que demonstra o crescimento da produção de derivados em patamares sustentáveis.

O recorde de produção total foi acompanhado por recordes de diversos produtos ao longo do ano passado, com destaque para os derivados mais consumidos pelo mercado, como a gasolina, o diesel e o querosene.

Em 2014, a produção de diesel, combustível com alta demanda no setor de transporte rodoviário, totalizou 311 milhões de barris, acréscimo de 1 milhão de barris em relação a 2013. O início de operação das unidades de tratamento de diesel da Refinaria de Paulínia (Replan - SP), em novembro de 2013, da Refinaria Gabriel Passos (Regap – MG), em janeiro de 2014, e da Refinaria Alberto Pasqualini (Refap - RS), em setembro de 2014, contribuiu significativamente para esse resultado. Além disso, seis refinarias alcançaram recorde anual, devido à maior utilização das unidades de destilação e de hidrotratamento, respondendo por 72,3% da produção de diesel: Replan, Refinaria Landulpho Alves (RLAM– BA), Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar – PR), Refinaria Presidente Bernardes (RPBC- SP), Refinaria Henrique Lage (Revap– SP) e Refinaria de Capuava (Recap– SP).

A gasolina, outro produto com crescente demanda no mercado, e que a partir de janeiro de 2014 passou a ser comercializada com baixo teor de enxofre (50 partes por milhão), também atingiu recorde anual. A produção do derivado totalizou 180 milhões de barris, com acréscimo de 1 milhão de barris frente a 2013. O crescimento foi alcançado com a maior utilização das unidades de craqueamento (processo utilizado para transformar óleos pesados em derivados de petróleo mais nobres). Quatro refinarias obtiveram seus maiores níveis de produção anual e contribuíram significativamente para esse resultado, respondendo por 34,4% do volume de gasolina: Refinaria Landulpho Alves (RLAM– BA), Refap, Regap e Recap.

A produção de querosene totalizou 38 milhões de barris em 2014, representando acréscimo de 3 milhões de barris em relação a 2013. A marca alcançada é resultado da otimização dos processos produtivos, do aproveitamento de sinergias entre as refinarias e da redistribuição de mercados entre os polos supridores. Cinco refinarias alcançaram recorde anual, respondendo por 56,6% da produção de querosene: Refinaria Duque de Caxias (Reduc – RJ), Replan, Regap, Repar e Refinaria Isaac Sabbá (Reman – AM).

Derivados para a indústria

A maior otimização do parque de refino levou também a novos recordes de produção dos derivados utilizados pela indústria brasileira.

A produção de asfalto foi de 3,3 milhões de toneladas em 2014, 600 mil toneladas maior que o recorde obtido em 2013. O crescimento na produção do derivado atendeu à demanda crescente desse mercado. Quatro refinarias obtiveram recorde, respondendo por 58,9% da produção de asfalto: Regap, Replan, Reduc e Reman.

A produção de propeno, matéria-prima da indústria petroquímica, também foi recorde, atingindo 882 mil toneladas em 2014, 36 mil toneladas superior ao recorde anterior, em 2012. Revap, Repar e Refap alcançaram suas maiores produções históricas desse derivado para atender à indústria.

A produção de óleos básicos, utilizados na fabricação de lubrificantes, totalizou aproximadamente 680 milhões de litros pelo segundo ano consecutivo. Os óleos básicos são produzidos na Reduc, RLAM e Refinaria Lubrificantes e Derivados do Nordeste (Lubnor– CE), tendo o volume de 2013-2014 superado em 80 milhões de litros o biênio 2011-2012, permitindo o aumento da oferta ao mercado interno e a disponibilidade para exportação.

Encerrando os recordes de produção, o volume de parafina, produzida na RLAM e na Reduc, foi o maior dos últimos seis anos, somando 89 mil toneladas em 2014. Contribuiu para esse resultado a otimização dos processos produtivos e o aumento do portfólio de produtos para atendimento à demanda do mercado interno e externo.

Esse desempenho é reflexo do aumento da eficiência operacional obtido pela gestão integrada do sistema de Abastecimento, contribuindo para a redução das importações de derivados. A marca foi alcançada respeitando os princípios de Segurança, Meio Ambiente e Saúde que norteiam nossas ações."


FONTE: do blog "Fatos e Dados", da Petrobras   (http://www.petrobras.com.br/fatos-e-dados/nossa-producao-de-derivados-no-brasil-cresceu-2-1-em-2014.htm).

Nenhum comentário: